Automobilística
Seguros de automóveis estão mais baratos? Entenda mudanças que entraram em vigor
Novas regras para realização de seguro automotivo entraram em vigor neste mês. Veja o que muda e quais são as vantagens.
Começam a valer a partir desta quarta-feira (1º) as novas regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep). As regras se aplicam aos seguros de automóveis e podem trazer mais economia aos proprietários.
Leia mais: Nubank: Banco digital lança novo serviço de segurança; Veja qual é
As atualizações das normas possibilitam maior liberdade às seguradoras na oferta do serviço. Isso quer dizer que podem ser oferecidos planos mais flexíveis, com produtos customizados. Dessa forma, o seguro acaba sendo barateado em alguns casos.
Esse processo de desregulamentação dos seguros teve início em 2019. Desde lá, diversas novas empresas especializadas foram criadas no mercado. A concorrência e a diversidade de serviços geraram diferenças de quase 40% nos preços.
Mudanças
Com as novas regras, os proprietários podem escolher planos que assegurem casos de roubo apenas. Ou então, é possível cobrir exclusivamente acidentes, como batidas e incêndios. Outra opção é a de aderir à quitação do valor parcial do automóvel.
Tudo isso combinado pode gerar uma diferença significativa de valores. Além do mais, diversas seguradoras parcelam o seguro por até 12 vezes. Esse prazo era algo quase impossível no passado.
Vínculo à pessoa
Uma mudança significativa é a de que agora o seguro pode estar vinculado diretamente à pessoa. Antes, o serviço ficava atrelado apenas ao veículo. Toda vez que o proprietário trocava de carro, era preciso refazer uma apólice de seguro. Também era preciso realizar um seguro por veículo.
Com a alteração, o seguro passa a valer para todos os automóveis do segurado. Isso pode gerar economia para alguns motoristas na hora da locação de um carro. Principalmente os profissionais que trabalham com transporte podem ser beneficiados.
Mais possibilidades
Entre as novas opções disponíveis na praça está a do seguro intermitente. Neste caso, o segurado interrompe e retoma a prestação do serviço. Esse pacote pode gerar economia em algumas situações.
Também existe a opção de seguro por quilômetro rodado. A cobrança é feita de acordo com o uso do carro. Em alguns casos, a economia pode ultrapassar os 40%.

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia12 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia18 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência