Política
Sem RG: novo documento só com CPF começa a ser emitido NESTE estado
Número do RG não constará mais nos documentos principais. Inclusive, um estado já começou a emitir a CIN, que registra apenas o CPF. Veja!
Agora não há mais obrigatoriedade quanto ao número de RG estar presente em documentos de identificação, visto que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) será o único necessário para se identificar uma pessoa. Mais um estado brasileiro começou a emitir o novo documento. Inclusive, pais de crianças de 0 a 11 anos já podem solicitar.
Novo documento está disponível no Rio
Esse documento é a Carteira de Identidade Nacional (CIN). No Rio de Janeiro, ela já começou a ser emitida. A primeira via está sendo disponibilizada elo Detran – RJ para os pequenos com até 11 anos de idade.
Para a emissão do documento, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem a certidão de nascimento original com o CPF ou a certidão junto ao documento de emissão do CPF. Crianças que ainda não têm Cadastro de Pessoa Física deverão ter acesso apenas ao documento antigo.
A CIN pode vir a ter uma validade variável. Isso irá depender apenas da idade do portador do documento. No caso de crianças entre 0 e 11 anos, a validade é de cinco anos. Já para quem tem entre 12 e 59 anos, é necessário atualizar o documento a cada dez anos. Para quem tem acima de 60 anos, o prazo é indeterminado.
Carteira de Identidade Nacional
O único número necessário para se identificar um cidadão brasileiro agora é o do CPF. Essa mudança vem para dificultar e diminuir o número de fraudes. A mudança acontece principalmente porque atualmente é possível registrar um RG em cada estado brasileiro. Por esse motivo, fraudes e golpes são comuns.
Com um único número identificador, tal prática será completamente inviável.
Além disso, a CIN terá um QR Code capaz de definir se o documento é verdadeiro ou não. E ainda há mais vantagens: utilizando o QR Code também será possível saber se o documento foi furtado ou até mesmo extraviado.
E não acaba por aí, hein? A nova carteira de identidade contará com o número do MRZ.
Este código é comum em passaportes. Por esse motivo, ela poderá ser utilizada como documento de viagem e lido em terminais de aeroportos brasileiros. Por isso e muito mais, o uso da CIN será mais prático e seguro para os cidadãos.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades