Economia
Semana começa com otimismo por mais uma vacina eficaz
Farmacêutica AstraZeneca e Universidade de Oxford anunciam que sua vacina contra covid-19 pode chegar a 90% de eficácia.
A Bolsa começa a última semana do mês sob a boa notícia de que mais uma vacina contra o coronavírus mostra eficácia. A informação parece animar as bolsas ao redor do mundo. O contraponto por aqui é a preocupação com o fiscal que voltou a ganhar destaque, após o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que, se necessário, pode usar parte das reservas cambiais para manter as contas em dia. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,98%, aos 107.155 pontos.
A farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram que a sua vacina contra covid-19 é 70% eficaz. Embora o porcentual fique abaixo dos limites das farmacêuticas Pfizer e Moderna, a notícia é positiva, até porque a eficácia da vacina aumenta à medida que a dosagem é elevada. O diretor do Oxford Vaccine Group, Andrew Pollard, está otimista. “Nós temos uma vacina eficaz, que irá salvar vidas. Nós descobrimos que um dos nossos regimes de dosagem chega a 90% de eficácia, se esse regime for usado, mais pessoas poderão ser vacinadas”, afirmou. Por outro lado, o avanço da doença no mundo continua preocupando e pode ser um contraponto ao otimismo.
Por aqui, não há grandes eventos previstos e os investidores vão ficar atentos ao noticiário vindo de Brasília. Desde a semana passada, quando Guedes afirmou que fará o que for necessário para reduzir a dívida e, caso seja necessário, ele pode considerar a venda de “um pouco das reservas”, o mercado acendeu a luz amarela, mostrando que a preocupação com o risco fiscal segue forte no radar.
Logo cedo, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o IPC-S de 22 de novembro de 2020 subiu 0,77%, ficando 0,15 ponto percentual acima da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 3,88% no ano e, de 4,68% nos últimos 12 meses.
O boletim Focus, do Banco Central, mostra que os economistas elevaram a estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano de 3,25% para 3,45%. Para 2021, a expectativa passou de 3,22% para 3,40%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a previsão recuou de 4,66% para 4,55%. Para o ano que vem, houve um aumento de 3,31% para 3,40%. Para a taxa Selic, a estimativa foi mantida em 2% este ano e, para 2021, subiu de 2,75% para 3%.
Logo mais, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa virtualmente da abertura da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira.
No exterior, os dados de índices de gerente de compra (PMI, na sigla em inglês) mostram recuperação da indústria europeia. Na Zona do Euro, o PMI industrial ficou em 53,6 pontos. O destaque foi o PMI industrial da Alemanha, que ficou em 57,9 pontos. Logo mais, os EUA também divulgarão seu PMI composto – industrial e do setor de serviços.
Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registrava alta de 0,56%, aos 29.375 pontos.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana