Conecte-se conosco

Agronegócio

Semana Internacional do Café acontece de 10 a 12 de novembro, em Belo Horizonte

São esperados mais de 3 mil participantes presenciais por dia e parte das atividades serão realizadas em modelo híbrido, com transmissões online

Publicado

em

A Semana Internacional do Café (SIC) já tem data para acontecer. Será entre os dias 10 e 12 de novembro em Belo Horizonte. Depois de uma edição online em 2020, o evento volta a ter encontros presenciais no Centro de Convenções ExpoMinas. São esperados mais de 3 mil participantes presenciais por dia e parte das atividades serão realizadas em modelo híbrido, com transmissões online.

A SIC é realizada pela Café Editora, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), pelo governo do Estado de Minas Gerais e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento conta com profissionais que trabalham nos diferentes processos do café e a expectativa é que novos negócios sejam impulsionados. Além disso, a Semana Internacional do Café contará com cerca de 80 expositores, sendo eles especialistas em torra e cafeterias, municípios produtores a marcas de café e empresas de máquinas agrícolas.

No último dia da SIC, o evento contará com as sessões de cupping, onde os cafés são avaliados e provados, o que incluirá os concorrentes ao prêmio de Coffee of the Year. Além disso, 100 palestrantes discutirão temas como desafios pós-pandêmicos, sustentabilidade e mudanças nas condições de consumo no Brasil e no exterior.

Mariana Proença, Diretora de Conteúdo da Café Editora, destacou que as práticas de produção sustentável são um dos principais assuntos a serem abordados neste evento. “Serão discutidas novas soluções e formas de respeito ao meio ambiente, que não sejam só extrair do solo, mas manter o solo. São novas atitudes para a cafeicultura e novas atitudes de consumo”, destaca.

De acordo com a diretora, o isolamento, ocasionado pela pandemia da Covid-19, freou o processo de expansão de cafeterias no país, mas a reabertura possibilita uma retomada com novas características. “A gente entende que vai ter bastante gente abrindo cafeterias, delivery e também lugares arejados, ao ar livre. E isso é presente não só nas grandes capitais, mas também no interior do Brasil, o que ganha força com nossa regionalidade”, aposta.

No ano anterior, a pandemia esteve presente entre as discussões e em 2021 não deve ser diferente. Durante as palestras, serão discutidos temas com a perspectiva de entender as mudanças de consumo provocadas pelo distanciamento social e como se preparar para a volta dos reencontros. Além disso, é necessário apresentar testes negativos de Covid-19 e tomar ao menos uma dose de vacina para participar do evento.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS