Política
Senado aprova dedução do valor pago em aluguel até 2027; entenda!
O Senado acabou de aprovar um projeto que visa aliviar os impactos ocasionados pela pandemia. Confira aqui!
No dia 5 de junho de 2022, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado brasileiro, fez a aprovação de um projeto de lei que possibilita a dedução de gastos com o aluguel de imóveis residenciais no imposto de renda durante os próximos cinco anos. Além disso, essa proposta ainda prevê a isenção de cerca de 75% sobre o Imposto de Renda relativo aos proprietários desses determinados imóveis.
Veja também: Nova modalidade de aluguel de carros elétricos do Itaú pode chegar até o fim de 2023
Dessa forma, visto que a matéria obteve um caráter terminativo na comissão, nesta segunda etapa, deve tramitar para a Câmara dos Deputados no caso de nenhum senador contestar o texto e solicitar recurso. Pelo contrário, o projeto deverá, novamente, tramitar pelo plenário do Senado Federal.
Destarte, com a validade prevista até o ano de 2027, a dedução será feita somente para os locatários que consigam comprovar que não possuem nenhum outro imóvel além do que está sendo alugado, efetivamente.
Além disso, de acordo com o relator do projeto Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o valor da pena passaria a ser 150% do imposto devido, caso o locatário não declare, omita ou falsifique o recebimento do aluguel.
Não obstante, de acordo com o autor do projeto, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), essa medida possui o único e pleno objetivo de aliviar os impactos ocasionados pela pandemia da covid-19 na economia brasileira, que afetou diretamente a população.
“A intenção do projeto é isentar o brasileiro que comprove que não tem nenhum outro imóvel e que pague aluguel. A proposta vai deduzir o valor com aluguel da moradia no imposto de renda.
O momento vivido com a pandemia teve impacto sobre a renda das pessoas e esse projeto vai contribuir principalmente com as famílias com mais dificuldades financeiras“, aponta Silveira.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia10 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia16 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?