Concursos e Processos Seletivos
SENAI abre 10 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; confira!
SENAI disponibiliza 10 mil vagas de cursos gratuitos profissionalizantes. Confira quais são e como se inscrever!
Recentemente, a instituição de ensino SENAI abriu 10 mil vagas para cursos gratuitos envolvendo diversas áreas do conhecimento. Para quem possui o desejo de se qualificar profissionalmente, desenvolver novas habilidades e, para além disso, complementar o currículo, essa é uma ótima oportunidade. Quer entender quais são os cursos e como garantir a sua vaga? Continue a leitura!
Primeiramente, é importante compreendermos como essa instituição foi criada. Para os que desconhecem, a sigla SENAI possui como significado Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Essa instituição foi criado em 1942 e possui como principal intuito “apoiar 281 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços técnicos e tecnológicos”.
Em vista disso, no início deste mês de setembro, foi confirmado pelo SENAI a disponibilização de 10 mil vagas de cursos. A melhor parte é que os matriculados não precisarão pagar um centavo para poder usufruir do curso, podendo melhorar e muito sua visão do trabalhador, tornando-se muito mais preparado e confiante para buscar seu espaço no mercado de trabalho.
Nesse sentido, as aulas envolvem áreas que possuem grande demanda no mercado de trabalho atual. Dessa maneira, é fundamental deixar claro que os cursos possuem a média duração de 2 a 3 meses, no entanto existem outros cursos com a duração reduzida.
Em vista disso, buscar se atualizar e se aperfeiçoar profissionalmente é um dos grandes diferenciais no mercado de trabalho, como bem diz a representante da unidade do SENAI onde os cursos são ministrados, Juliana Maia da Silva, “a qualificação profissional é um dos pilares da competitividade industrial, introduzindo novos conceitos, tecnologias e inovação”.
Em vista disso, alguns cursos disponibilizados são os seguintes:
- Tecnologia da Informação (TI);
- Madeira e mobiliário;
- Construção civil;
- Gestão;
- Alimentos e bebidas;
- Vestuário;
- Logística;
- Metalmecânica e Automotiva.
Logo, a oportunidade de fazer algum curso profissionalizante na área em que possui afinidade é perfeita. Além disso, para quem está a procura do primeiro emprego ou que está a procura de uma nova carreira no meio industrial, garantir uma vaga no SENAI é uma ótima chance para aumentar seu currículo para conseguir um bom emprego.
Nesse sentido, para participar, as pessoas interessadas devem possuir no mínimo 14 anos de idade completos, assim como ter concluído os anos inicias do ensino fundamental. É importante deixar claro que a idade mínima e a escolaridade podem variar de acordo com os cursos.
Para conferir essas especificidades e se inscrever no curso que deseja entre no site: https://www.sistemafiep.org.br/gratuidade/
Por fim, as oportunidades supramencionadas são ofertadas pelo SENAI do estado do Paraná. As vagas estão disponíveis nas seguintes cidades:
Ampere; Apucarana; Arapongas; Campo Largo; Campo Mourão; Capanema; Cascavel; Cianorte; Curitiba; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Guarapuava; Londrina; Maringá; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Pato Branco; Pinhais; Ponta Grossa; Rio Negro; São José dos Pinhais; Toledo e União da Vitória.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]