Tecnologia
Sequestro de dados e de conversas: O mundo virtual é inseguro?
Os ataques de phishing recorrentes deixaram muitas pessoas desconfiadas sobre a possibilidade de clicar em links repassados na internet.
Entre os brasileiros, a prática de não clicar em links desconhecidos na internet vem sendo trabalhada aos poucos. Receber um e-mail ou uma mensagem desconhecida incentivando a clicar em links pode ser uma tentativa de roubo de dados e senhas, por isso deve-se evitar clicar em qualquer coisa que esteja nas redes sociais.
O WhatsApp e o Signal são aplicativos seguros quando o assunto é uma conversa entre pessoas confiáveis. No entanto, essa confiança pode estar em risco quando o assunto é sequestro de conversas, pois atualmente tem sido a forma mais prática do phishing, que se espalha facilmente em malware, podendo conseguir dinheiro das vítimas com rapidez, extraindo credenciais como ninguém.
Os ataques aos dados acontecem sem que possamos perceber, pois ocorrem diretamente de uma fonte confiável e de conversas recorrentes com pessoas. Quando o ataque acontece, geralmente, está vinculado a conversas que ainda não foram concluídas, podendo se apresentar da maneira mais natural possível.
Por conta dessa suspeita de golpe, caso um familiar ou um amigo apareça pedindo para realizar o download de algum arquivo, clicar em algum link ou enviar dinheiro de forma repentina, desconfie!
Sequestro de conversas
Conforme a análise de segurança cibernética da Baraccuda, os dados mostram que os sequestros atingiram mais que o dobro nos primeiros três meses de 2021 e nos últimos três meses do mesmo ano.
“O sequestro de conversas, também conhecido como representação do fornecedor, é um tipo de ataque de e-mail direcionado no qual os cibercriminosos se inserem em conversas de negócios existentes ou iniciam novas conversas com base nas informações que coletaram de contas de e-mail comprometidas ou outras fontes”, apontam os pesquisadores.
Geralmente, o sequestro de conversas é realizado junto aos ataques de phishing de forma tradicional, pois o que o criminoso procura é tirar o domínio da conta do usuário e se apossar dela.
A melhor tentativa de se proteger desses ataques é garantindo que esse assunto sobre o roubo de conversas seja cada vez mais conhecido entre as pessoas. Como uma segunda proposta para a proteção, é possível efetuar a segurança de duas etapas que a maioria dos aplicativos tem oferecido atualmente.
Quanto aos organizadores de sites e plataformas, o melhor caminho para evitar esses ataques é implantando novas tecnologias para proporcionar melhor aproveitamento dessas plataformas, diminuindo os ataques externos.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística24 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política14 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia13 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”