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Tecnologia

Será que a IA vai me substituir no trabalho? Entenda a preocupação dos brasileiros

Estudo revela preocupação de 58% da população brasileira com o potencial da IA em agravar desigualdades sociais ao substituir empregos humanos.

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Recentemente, um estudo deu foco a um assunto bastante discutido: o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho e na sociedade brasileira.

Realizada pelos grupos de pesquisa Go Gamers e Sioux Group, essa análise trouxe à tona que uma grande parte da população do Brasil, especificamente 58%, está preocupada com o risco de a IA ampliar as disparidades sociais ao substituir trabalhos humanos.

Uma preocupação semelhante é compartilhada por 56,2% dos entrevistados, que se sentem inseguros quanto à ideia de um futuro dominado por ferramentas de IA generativas.

Benefícios percebidos da IA

Apesar dessas preocupações, muitos veem um lado positivo na adoção de IA no ambiente profissional. Cerca de dois terços dos brasileiros, ou seja, 67,8%, acreditam que a IA pode ser uma aliada na transformação dos locais de trabalho, promovendo um aumento na produtividade e incentivando a criatividade.

No campo da educação, a aceitação é igualmente positiva, com 59,5% dos participantes favoráveis ao uso da IA para melhorar a eficiência do processo educativo.

Detalhes sobre a pesquisa

A iniciativa, conhecida como Pesquisa Game Brasil (PGB 24), tem sido realizada anualmente desde 2013 e tem como foco inicial o universo dos gamers. Contudo, sua abrangência se estendeu para incluir aspectos comportamentais em relação à tecnologia de forma mais ampla.

Na sua edição de 2024, o estudo coletou opiniões de 13.360 pessoas de todas as regiões do país, abordando a presença da IA na vida diária e as percepções gerais sobre esta tecnologia.

A IA no cotidiano

De acordo com os dados da pesquisa, a IA já está bem integrada na rotina dos brasileiros. Por exemplo, 59,7% dos entrevistados sentem a influência direta da IA em suas vidas diárias, e um percentual similar usa ativamente aplicativos de navegação baseados em IA, como Google Maps e Waze.

Assistentes virtuais e sistemas automatizados de atendimento ao cliente são utilizados por mais da metade dos respondentes, indicando uma familiaridade crescente com essas tecnologias. Além disso, um quarto dos participantes já explorou ferramentas avançadas de IA para criação de conteúdo, embora um pequeno grupo ainda não tenha tido contato com essas inovações.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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