Empresas
Serasa/SPC: Descubra quais são as punições para quem está com o nome sujo
Pra evitar complicações
O Serasa e o SPC são serviços de proteção ao crédito. Por meio deles, é possível consultar o CPF de consumidores, bem como incluí-los no cadastro de negativados, em caso de inadimplência.
Atualmente, são mais de 61 milhões de pessoas no Brasil que estão com o nome sujo na praça. E, mais do que estar negativado, existem punições que podem se tornar uma grande dor de cabeça.
Funciona mais ou menos assim: se uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela pode notificar um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre aquela dívida.
O órgão de proteção ao crédito, por sua vez, avisa o cliente que seu nome vai ser incluído nas listas de proteção ao crédito, se ele não pagar a dívida dentro do prazo de 10 dias.
Assim, caso o cliente fique negativado no SPC, Serasa, Boa Vista etc, qualquer empresa com acesso a essas bases de dados poderá fazer uma consulta.
Desta forma, a empresa pode ver que aquela pessoa não pagou uma dívida e recusar crédito. No entanto, além de não ter crédito na praça, há várias outras punições que uma pessoa com nome sujo pode sofrer. Confira a seguir.
Serasa/SPC: punições
Ficar com o nome sujo sem dúvida é algo muito ruim; afinal isso torna muito mais difícil conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou até mesmo abrir conta em um banco. Se você já tem conta em um banco e ficou com o nome sujo, você corre o sério risco de não poder usar o cheque especial e não receber novos talões de cheque.
Para piorar, há um dispositivo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que permite a demissão de bancários se eles tiverem o nome sujo. Sendo assim, se você for bancário, está aí mais um bom motivo para ter atenção redobrada em relação a suas finanças.
Se você estiver prestando concurso público para trabalhar no setor bancário ou outras instituições financeiras, como Banco Central, BNDES e Casa da Moeda, você também pode ser barrado por estar com o nome sujo.
No entanto, esse tipo de punição só vale para quem trabalha em empresas do segmento financeiro. Empresas de outros segmentos não podem deixar de contratar ou demitir quem está com o nome sujo, pois isso é considerado discriminação.
Você também pode se interessar: MEI: Quem tem nome sujo consegue pedir empréstimo?

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium