Conecte-se conosco

Economia

Servidores federais já podem fazer a prova de vida digital; Saiba mais

Procedimento exigido pelo INSS para segurados que recebem aposentadoria ou pensão agora pode ser feito pela internet.

Publicado

em

Prova de vida

A prova de vida digital já está disponível para servidores federais aposentados que cadastraram biometria junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Detran. A decisão de digitalizar o procedimento foi impulsionada pelo isolamento social adotado para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

Nesse primeiro momento, cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados poderão baixar o aplicativo SouGov.br pelo celular e dispensar a ida a uma agência bancária para fazer a prova de vida. Embora tenha sido criado para facilitar o procedimento, a utilização do serviço virtual não é obrigatória.

O segurado só precisa tirar fotos de diferentes ângulos para completar a leitura facial, e em poucos minutos termina o processo. Aqueles que ainda não têm biometria também podem se cadastrar no aplicativo para receber lembretes sobre o prazo do procedimento e acompanhar a situação da prova de vida.

A novidade foi testada entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2020 com cerca de 10 mil aposentados, pensionistas e anistiados. A expectativa do governo é ampliar e serviço para atender a todos os segurados da Previdência Social que precisam fazer o procedimento.

Leia mais: INSS confirma bloqueio de benefício para quem não fizer prova de vida; Saiba tudo

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS