Conecte-se conosco

Agronegócio

Setor agropecuário registra saldo de empregos

Segundo a CNA, 2,7 milhões de vagas formais foram abertas no País desde 2011

Publicado

em

De janeiro a dezembro de 2021, a agropecuária brasileira gerou 140,9 mil novos postos de trabalhos formais no País. Esse foi considerado o maior saldo de vagas desde 2011, quando 85,6 mil novos empregos com carteira assinada foram criados. O saldo do último é quase quatro vezes maior do que o de 2020, quando o setor registrou a criação de 36,6 mil vagas formais.

Os dados foram apresentados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que analisou índices do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência.

Com o resultado, a agropecuária contribuiu com 5,2% do total de vagas no Brasil, que chegaram a 2,7 milhões.

O destaque na criação de empregos vai para a região Sudeste, com 79 mil novas vagas, seguido pelo Nordeste, com 20,7 mil e Centro-Oeste, com 17,8 mil, Sul com 8,8 mil e Norte, com 8,1 mil novas vagas em 2021. O cultivo de soja, a criação de bovinos para corte e o cultivo de cana-de-açúcar foram as áreas que mais empregaram.

Segundo a CNA, a expectativa para 2022 é de mais crescimento. “Poderemos esperar a criação de mais vagas de emprego, mas talvez em um ritmo um pouco mais lento do que o observado em 2021, que contou com o retorno ao mercado de trabalho de muitas pessoas que perderam seus postos em 2020”, informou.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS