Tecnologia
Seu carregador vive na tomada SEM o celular? Saiba os riscos
Manter o objeto conectado à energia, mesmo quando não se está mais carregando, pode provocar acidentes graves. Atente-se para os cuidados
Existe um hábito comum e que muitos se esquecem na correria do dia a dia, que é capaz de colocar em risco a segurança de todos em um mesmo ambiente.
Estamos falando do hábito de deixar o carregador do celular na tomada, sem que o telefone esteja carregando. Se você tem esse costume, saiba que existem riscos graves aos quais deve-se estar atento.
O ideal, pelo bem de todos, é tentar mudar e evitar a continuidade desse comportamento. Por mais conveniente que seja, já que o carregador fica disponível e na tomada sempre que preciso, é bom saber que essa praticidade pode custar caro, até mesmo para a vida de uma pessoa.
É um risco grande
Especialistas no assunto enumeram como causas diretas desse hábito os seguintes aspectos: desgaste do utensílio, aumento do consumo de energia elétrica e possibilidade de incêndios e outros acidentes.
Aparelhos eletrônicos, em geral, demandam maiores cuidados para reduzir as chances de que algo inesperado aconteça. Situações capazes de colocar a sua integridade física em risco podem ser evitadas.
Com o carregador de celular, não é diferente, pelo contrário. O mais acertado é sempre deixá-lo em um lugar seguro e fora da tomada.
Estamos falando de um equipamento que tende a aumentar a própria temperatura e esquentar, dependendo da superfície a que ele está exposto.
Tudo isso leva a possibilidade de incêndios, principalmente se o carregador estiver próximo de materiais inflamáveis ou em caso de curto-circuito na rede de energia elétrica.
Importância dos originais
Diante desse quadro, é bom reafirmar a importância de se investir em carregadores originais e de marcas conhecidas.
O custo pode ser um pouco mais alto, mas eles ajudam a reduzir a chance de acidentes como os citados acima.
Os carregadores originais são submetidos a vários testes antes de serem liberados no mercado. Eles oferecem menos chances de superaquecimento e são mais resistentes.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística20 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências