Conecte-se conosco

Economia

Seu celular foi roubado? Saiba as principais razões da dificuldade em recuperá-lo

Se você foi roubado e deseja recuperar o seu celular, saiba que esse processo pode ser bem demorado. Saiba o que você fazer nesses casos.

Publicado

em

No mundo atual, muitas pessoas temem ter seus celulares roubados, pois sabem que o processo para recuperar o aparelho de volta não é nada fácil. Isso quer dizer que a polícia não pode apenas rastrear o dispositivo e ir atrás dos ladrões de uma hora para outra.

Antes de chegar a essa parte, os policiais precisam conseguir um mandado judicial, que nada mais é do que uma ordem judicial escrita por uma autoridade para a ação prescrita ser realizada perante a lei. No entanto, leva tempo até a polícia conseguir um mandado.

Por que é tão complicado conseguir um mandado?

Em primeiro lugar, é preciso reunir provas concretas a respeito do roubo para apresentá-las às autoridades. Logo após a obtenção das provas, os policiais precisam investigar minuciosamente o acontecimento com a ajuda das pessoas envolvidas.

Sendo assim, conforme informado pela Polícia Civil de São Paulo, ainda que a instituição tenha o conhecimento exato da localização do dispositivo, ela não possui autorização para realizar a recuperação do mesmo sem a devida apresentação do mandado judicial.

Por isso, se você foi roubado e deseja recuperar o seu celular, precisa saber que o processo de devolução pode ser bem complexo e demorado. Deste modo, é bom estar preparado para o que vem pela frente e ter um pouco de paciência.

Pontos importantes que precisam ser considerados

O delegado Daniel Borgues explica:

Quando a gente pega um rastreio, por mais que possa ser considerado exato, ele é passível ao erro e indica um raio de atuação.”

Segundo ele, isso quer dizer que, se o rastreador do celular identificar a localização como um prédio com 40 apartamentos, será necessário 40 mandados específicos, e é aí que está a maior dificuldade. Porém, caso o celular seja encontrado em um espaço público, a polícia pode sim agir imediatamente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS