Economia
Seu celular foi roubado? Saiba as principais razões da dificuldade em recuperá-lo
Se você foi roubado e deseja recuperar o seu celular, saiba que esse processo pode ser bem demorado. Saiba o que você fazer nesses casos.
No mundo atual, muitas pessoas temem ter seus celulares roubados, pois sabem que o processo para recuperar o aparelho de volta não é nada fácil. Isso quer dizer que a polícia não pode apenas rastrear o dispositivo e ir atrás dos ladrões de uma hora para outra.
Antes de chegar a essa parte, os policiais precisam conseguir um mandado judicial, que nada mais é do que uma ordem judicial escrita por uma autoridade para a ação prescrita ser realizada perante a lei. No entanto, leva tempo até a polícia conseguir um mandado.
Por que é tão complicado conseguir um mandado?
Em primeiro lugar, é preciso reunir provas concretas a respeito do roubo para apresentá-las às autoridades. Logo após a obtenção das provas, os policiais precisam investigar minuciosamente o acontecimento com a ajuda das pessoas envolvidas.
Sendo assim, conforme informado pela Polícia Civil de São Paulo, ainda que a instituição tenha o conhecimento exato da localização do dispositivo, ela não possui autorização para realizar a recuperação do mesmo sem a devida apresentação do mandado judicial.
Por isso, se você foi roubado e deseja recuperar o seu celular, precisa saber que o processo de devolução pode ser bem complexo e demorado. Deste modo, é bom estar preparado para o que vem pela frente e ter um pouco de paciência.
Pontos importantes que precisam ser considerados
O delegado Daniel Borgues explica:
“Quando a gente pega um rastreio, por mais que possa ser considerado exato, ele é passível ao erro e indica um raio de atuação.”
Segundo ele, isso quer dizer que, se o rastreador do celular identificar a localização como um prédio com 40 apartamentos, será necessário 40 mandados específicos, e é aí que está a maior dificuldade. Porém, caso o celular seja encontrado em um espaço público, a polícia pode sim agir imediatamente.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca