Economia
Seu celular foi roubado? Saiba as principais razões da dificuldade em recuperá-lo
Se você foi roubado e deseja recuperar o seu celular, saiba que esse processo pode ser bem demorado. Saiba o que você fazer nesses casos.
No mundo atual, muitas pessoas temem ter seus celulares roubados, pois sabem que o processo para recuperar o aparelho de volta não é nada fácil. Isso quer dizer que a polícia não pode apenas rastrear o dispositivo e ir atrás dos ladrões de uma hora para outra.
Antes de chegar a essa parte, os policiais precisam conseguir um mandado judicial, que nada mais é do que uma ordem judicial escrita por uma autoridade para a ação prescrita ser realizada perante a lei. No entanto, leva tempo até a polícia conseguir um mandado.
Por que é tão complicado conseguir um mandado?
Em primeiro lugar, é preciso reunir provas concretas a respeito do roubo para apresentá-las às autoridades. Logo após a obtenção das provas, os policiais precisam investigar minuciosamente o acontecimento com a ajuda das pessoas envolvidas.
Sendo assim, conforme informado pela Polícia Civil de São Paulo, ainda que a instituição tenha o conhecimento exato da localização do dispositivo, ela não possui autorização para realizar a recuperação do mesmo sem a devida apresentação do mandado judicial.
Por isso, se você foi roubado e deseja recuperar o seu celular, precisa saber que o processo de devolução pode ser bem complexo e demorado. Deste modo, é bom estar preparado para o que vem pela frente e ter um pouco de paciência.
Pontos importantes que precisam ser considerados
O delegado Daniel Borgues explica:
“Quando a gente pega um rastreio, por mais que possa ser considerado exato, ele é passível ao erro e indica um raio de atuação.”
Segundo ele, isso quer dizer que, se o rastreador do celular identificar a localização como um prédio com 40 apartamentos, será necessário 40 mandados específicos, e é aí que está a maior dificuldade. Porém, caso o celular seja encontrado em um espaço público, a polícia pode sim agir imediatamente.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?