Economia
Seu RG vai mudar! Veja como conseguir sua nova identidade com CPF único
Com essa novidade, o bom e velho RG vai aos poucos sendo substituído, e o CPF assume o posto de número único de identificação.
Agora temos um jeito novo e unificado de se identificar por todo o Brasil, chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo do Governo ao lançar a CIN foi tornar o processo de identificação mais simples e seguro em todo o território nacional, reduzindo, assim, as chances de alguém tentar aplicar algum golpe usando documentos falsos.
Com essa novidade, o bom e velho RG vai aos poucos sendo substituído, e o CPF assume o posto de número único de identificação.
Por que mudar?
Para começar, cinco milhões de brasileiros já estão com a CIN em mãos. Isso porque 23 estados e o Distrito Federal estão emitindo o novo documento. Mas, calma! Se você ainda tem seu RG, ele continua valendo até 28 de dezembro de 2032.
Esse documento novo não é apenas um pedaço de papel (ou plástico) com sua foto. Ele é a chave para acessar mais de 4.200 serviços on-line que o Governo oferece no portal GOV.BR. Isso mesmo, com a CIN, fica mais fácil para todos entrar na era digital e usar serviços públicos pela internet.
E como faço para ter a minha CIN?
Para solicitar a sua Carteira de Identidade Nacional, você precisa ir até um Instituto de Identificação do seu estado ou do Distrito Federal.
Não esqueça de levar sua certidão de nascimento ou de casamento. Depois de pegar a primeira via da CIN, você também pode baixar a versão digital. É só instalar o app Gov.br, fazer login e seguir os passos para adicionar sua CIN digital ao seu celular.
Digital e segura
A ideia é que a CIN faça mais do que apenas identificar você. Ela vem com um QR Code e uma numeração única (seu CPF) para tornar tudo mais seguro e prático. Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, além de aumentar a segurança e diminuir fraudes, a CIN é importante para auxiliar na inclusão digital das pessoas.
E até quando ela vale?
A validade da CIN muda de acordo com a idade. Se você é uma criança de até 12 anos, a validade é de 5 anos. Dos 12 aos 60 anos, o documento vale por 10 anos. E para quem tem mais de 60, não precisa se preocupar com a validade, é para a vida toda!
-
Loterias2 dias atrás
Mega da Virada: como ganhadores podem perder o prêmio milionário por desatenção
-
Política1 dia atrás
Quem vai concorrer à presidência do Brasil em 2026? O que se sabe até agora
-
Investimentos18 horas atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Mundo2 dias atrás
Cidade japonesa adota medidas drásticas contra turismo excessivo
-
Cotidiano2 dias atrás
Mudanças climáticas: Brasil está em alerta para calor extremo
-
Agronegócio24 horas atrás
Elimine formigas do seu jardim com um simples ingrediente culinário
-
MEI2 dias atrás
Nova regra do Pix e MEI: o que muda para o microempreendedor?
-
Saúde2 dias atrás
Feng Shui e decoração: conheça as plantas perfeitas para atrair harmonia na entrada do lar