Conecte-se conosco

Moedas

Seu troco pode esconder uma fortuna! Veja quais moedas de 1 real valem muito

Moedas de 1 real aparentemente comuns podem valer mais do que seu valor facial.

Publicado

em

A numismática, ciência que estuda moedas e cédulas, revela segredos em itens muito comuns da rotina, mas que passam despercebidos.

Destaca-se a possibilidade de algumas moedas de 1 real, comuns no bolso dos brasileiros, renderem valor bem acima do nominal. Esse fenômeno não se deve à presença de defeitos, mas a fatores de raridade.

Ao contrário do que muitos acreditam, não são apenas moedas com erros, variantes e as peças comemorativas que apresentam um valor elevado.

Algumas edições específicas, produzidas em menor quantidade, têm atraído a atenção de colecionadores. Essas moedas, mesmo sem um estado de conservação impecável, podem representar oportunidades de lucro.

Moeda de 1 real de 2012 – Imagem: reprodução/Moedas e CIA

Moedas de 1 real em destaque

A série de moedas de 1 real, iniciada em 1998 pela Casa da Moeda, permanece em circulação, mas algumas edições são mais raras.

Tais peças específicas apresentam tiragens significativamente baixas, o que aumenta o seu valor entre os colecionadores. Veja quais são!

Ano

Moedas Destacadas

1998

Moeda de 1 real de 1998

1999

Moeda de 1 real de 1999

2002

Moeda de 1 real de 2002

2005

Moeda de 1 real de 2005

2014

Moeda de 1 real de 2014

2016

Moeda de 1 real de 2016

2021

Moeda de 1 real de 2021

Conservação e valor das moedas

O valor de uma moeda também se relaciona ao seu estado de conservação. Os colecionadores classificam as moedas em três estados principais:

  • Muito Bem Conservada (MBC): apresenta 70% do estado original;

  • Soberba (SOB): com 90% de preservação.

  • Flor de Cunho (FC): esta última não apresenta desgastes, logo é a mais valiosa.

Impacto do Plano Real

Iniciado em 1994, o Plano Real não só controlou a inflação no Brasil como também introduziu novas moedas. O plano, liderado por Itamar Franco e economistas como Fernando Henrique Cardoso, trouxe estabilidade econômica e, de forma inesperada, gerou moedas valiosas ao longo dos anos.

Portanto, fique atento ao seu troco. Moedas que passam despercebidas podem ser um investimento significativo para colecionadores e entusiastas da numismática.

Tal oportunidade inesperada pode ser encontrada em qualquer lugar, basta estar atento ao potencial escondido dessas peças do cotidiano.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS