Conecte-se conosco

Agronegócio

Sideroxylon dulcificum, a fruta-do-milagre: descubra como tê-la na sua casa!

Do azedo ao doce: confira o guia completo de cultivo dessa pequena fruta vermelha capaz de surpreender a todos, a fruta-do-milagre.

Publicado

em

Você já ouviu falar da fruta-do-milagre? Essa é uma planta incrível que pode mudar o sabor dos alimentos que você come! Continue a leitura para descobrir tudo sobre essa fascinante planta, desde a sua origem até como cultivá-la na sua casa.

Sideroxylon dulcificum: a fruta-do-milagre

A fruta-do-milagre (Sideroxylon dulcificum) é uma árvore pequena (de até 1 metro) que produz frutos vermelhos do tamanho de uma uva. Ela é nativa da África Ocidental, onde foi descoberta em 1725 pelo explorador francês Reynaud des Marchais.

Segundo o relato, ele observou que os nativos mastigavam os frutos antes das refeições e que isso fazia com que os alimentos ácidos e amargos ficassem doces. Surpreendente, não?

Isso acontece porque os frutos contêm uma substância chamada miraculina, que se liga aos receptores de sabor da língua e altera a percepção do paladar.

A miraculina não é um adoçante, mas sim um modificador de sabor. Ela só funciona se você comer algo ácido ou amargo após consumir o fruto. O efeito dura de 30 minutos a duas horas.

Imagem: RRiether / Shutterstock

Benefícios da planta

A surpreendente fruta traz vários benefícios para a saúde. Ajuda a reduzir o consumo de açúcar, já que faz com que as frutas cítricas, o vinagre e até o limão fiquem doces.

Pode auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e cáries. Além disso, ela pode ser usada como um divertido experimento gastronômico para criar combinações inusitadas de sabores.

Como cultivar a fruta-do-milagre

Mas como ter essa planta na sua casa? A fruta-do-milagre é uma pequena árvore tropical que gosta de clima quente, umidade e sol pleno.

Ela pode atingir até um metro de altura e produz flores brancas durante quase todo o ano. Sua frutificação ocorre duas vezes ao ano, após a temporada de chuvas.

Para cultivá-la você vai precisar de um vaso grande com furos no fundo, pedrinhas de brita para melhorar a drenagem, terra de jardim, húmus de minhoca, terra vegetal e areia.

Misture os ingredientes para formar um substrato fértil. Você também deve adicionar composto orgânico de folhas, farinha de osso e húmus de minhoca para enriquecer o solo com nutrientes.

Você pode encontrar mudas de fruta-do-milagre em lojas especializadas ou pela internet. Plante a muda no vaso e regue-a bem. Depois, você deve colocar o vaso em um local que receba pelo menos cinco horas de sol por dia e regar sempre que o solo estiver seco ao toque, mas sem encharcar.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS