Mercado de Trabalho
Você pode ser contratado ou promovido se tiver uma dessas 5 habilidades
Algumas habilidades profissionais chamam atenção do RH da empresa. Quando observadas, podem até mesmo gerar um aumento ao trabalhador.
As empresas esperam que seus funcionários estejam à altura do cargo que ocupam. O perfil e a personalidade do colaborador devem condizer com as diretrizes da empresa. Hoje há uma maneira de identificar o tipo de perfil de um trabalhador: trata-se das soft skills, ou “habilidades suaves” na tradução.
A partir das soft skills, é possível notar quais são as habilidades daquele funcionário. Como ele age diante de algumas situações? Como ele age com os outros? Como será seu desenvolvimento no dia a dia da empresa?
Essas são algumas questões que as soft skills trazem à tona. Um diploma é sempre válido, mas o comportamento em si do funcionário sempre conta. Por isso, algumas coisas têm se tornado essenciais para que um funcionário seja contratado.
Afinal, o funcionário deve contribuir para que a empresa tenha um bom desenvolvimento no mercado. Algumas das principais soft skills são relacionadas a liderança, flexibilidade, comunicação, empatia, criatividade, inovação, entre outros.
Destas, algumas ganham maior destaque na hora da escolha da empresa, portanto, o departamento de Recursos Humanos (RH) pode se agradar e até mesmo oferecer um aumento para os profissionais que possuem essas habilidades. Confira quais são elas:
Liderança
A pessoa que possui uma postura de liderança costuma chamar atenção da empresa. Dessa maneira, esse colaborador ajuda na divisão de tarefas e na divisão de equipes. É necessário agir de maneira inspiradora para que as metas de desempenho sejam alcançadas sem que nenhum constrangimento aos demais funcionários aconteça.
Empatia
Mais do que se colocar no lugar do outro, empatia é sobre tratá-lo da maneira como ele realmente gostaria. Afinal, as pessoas gostam de ser tratadas de maneiras diferentes. Quando limitamos a empatia somente àquilo que nos agrada, na verdade, deixa de ser empatia.
O respeito e a parceria, tanto com a equipe quanto com os clientes, são essenciais para agregar ao ambiente positivamente. A empatia permite que as situações sejam solucionadas sempre da melhor maneira.
Inovação
Além da responsabilidade de cumprir as tarefas do trabalho, a criatividade e inovação são essenciais para chamar atenção da empresa. Assim, é preciso ter criatividade para lidar com as situações do dia a dia.
Metódico
O mercado oferece muitas ferramentas de inovação. Aquele funcionário que é organizado, e devido à criatividade, pensa em soluções lógicas para os problemas e usa essas inovações pode se destacar por isso.
Veste a camisa
Quando a pessoa trabalha para realmente exercer sua função, causar impacto, e não somente para ganhar dinheiro e cumprir uma obrigação da vida adulta, ela está literalmente vestindo a camisa do time. Isso é um diferencial, e desse modo, o funcionário realmente se enxerga como membro da equipe.
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