Política
Simone Tebet explica os cortes significativos que o governo fará no Bolsa Família
A declaração polêmica da ministra do Planejamento está preocupando os beneficiários do programa. Entenda o que ela quis dizer.
Uma declaração de Simone Tebet, ministra do Planejamento do governo Lula, acabou preocupando os beneficiários do Bolsa Família. A ex-candidata à presidência anunciou cortes significativos no programa, o que significa que muitas famílias vão ser excluídas.
A declaração da ministra diz respeito ao pente-fino que o novo governo decidiu fazer para excluir eventuais fraudes, já que o número de inscritos cresceu muito rápido no último ano, principalmente de um tipo específico de arranjo familiar, o que levantou suspeitas.
A configuração em questão são as famílias unipessoais, ou seja, de uma pessoa só. Há se suspeita que membros de um mesmo lar se desmembraram em dois ou mais cadastros para receber vários benefícios, prática proibida pelas regras do programa.
Quem está comandando a averiguação cadastral é Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, mas Tebet se colocou à disposição para o que ele precisar.
Reestruturação do programa
De acordo com a ministra, o governo deseja reestruturar o programa, começando pelo Cadastro Único (CadÚnico), que segundo ela “é a alma de todos os programas sociais”. Para que isso seja feito, um grupo com nomes que trabalham na área social está sendo formado.
Tebet acredita que o processo deve ser feito de forma gradativa, evitando problemas de superlotação nos centros sociais onde os cadastros são feitos. O pente-fino deve começar em cerca de 60 dias.
As famílias que forem identificadas com suspeitas de fraude serão chamadas para uma nova entrevista e recadastramento, mas o benefício só será cortado em casos de não comparecimento ou caso a fraude seja comprovada. Quem se sentir prejudicado poderá solicitar uma revisão após os bloqueios. Se comprovar que se encaixa nas regras do benefício, poderá voltar a receber.
Os avisos de comparecimento devem aparecer em forma de notificação no aplicativo, mensagens no celular ou no extrato de saque, informando ao beneficiário o prazo para se apresentar.
Esse pente-fino tem como objetivo abrir espaço para novos beneficiários que aguardam na fila de espera e atualmente estão impossibilitados de entrar devido ao grande número de pessoas que recebem o Bolsa Família necessidade.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira23 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia18 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?