Tecnologia
Sinal 5G torna obrigatória a troca de parabólica; Entenda
Com a chegada da implementação do 5G no território brasileiro, algumas mudanças vão ocorrer. Fique por dentro.
Com o avanço da tecnologia ocorrendo de forma exponencial, a conexão via internet está recebendo um novo modelo muito mais rápido e efetivo: o 5G. Nesse sentido, é importante salientar que a cobertura do sinal 5G já chegou no Brasil e já faz parte da realidade de alguns sujeitos, chegando no território nacional na metade do ano de 2022.
Desde sua chegada, as principais capitais já passaram a ter o sinal 5G, embora ele ainda não esteja completamente disponível em todo o território nacional.
Isso ocorre devido à necessidade de haver uma antena a cada 100 mil habitantes. Porém, nem todos os bairros podem dispor de um sinal da 5G. Além disso, o que muitas pessoas ainda não sabem, é que o sinal 5G possui uma ligação direta com o sinal das antenas de TV parabólicas.
O que ocorre é que o sinal da antena parabólica interfere diretamente no sinal da 5G, o que vai atrapalhar muito a vida de quem ainda utiliza essa tecnologia.
Quem precisar proceder com essa troca, pode solicitar um kit gratuito por meio de um programa do Governo Federal. Isso porque a troca da parabólica ocorre devido a necessidade de limpar o espaço aéreo de frequência de banca C de 3,7 GHz a 6,45 GHz.
Isso ocorre porque a faixa do 5G pega a frequência de 3,5 GHz. É por esse motivo que é necessário que ocorra a troca da parabólica, visto que o seu sinal causa interferência.
Para conseguir acessar o kit parabólica é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos: possuir inscrição no CadÚnico e receber algum benefício do Governo Federal, ter uma antena parabólica instalada e em funcionamento e fazer um cadastro no Siga Antenado para proceder com a solicitação do kit novo. Vale enfatizar que a frequência de banda C está prevista para ser desligada e, consequentemente, deixar de existir, em 18 meses.
Por fim, vale salientar que o sinal 5G já se encontra presente em muitas capitais, e a tendência é que a expansão ocorra mais rápido com o transcorrer do tempo. estas são as localidades que já possuem o sinal 5G no território brasileiro: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba o que é come-cotas e como ele afeta a rentabilidade dos seus investimentos
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições