Tecnologia
Siri: rumores e preocupações sobre o futuro da assistente virtual da Apple
Funcionários que trabalham no desenvolvimento da Siri desacreditam no futuro da Inteligência Artificial da Apple.
A Apple revolucionou a tecnologia com seus inovadores produtos, mas em um setor onde a inteligência artificial é cada vez mais crucial, a assistente virtual “Siri” da empresa pode estar ficando para trás.
De acordo com relatos, funcionários da Apple têm expressado preocupações sobre o futuro da Siri e sua capacidade de competir com outros assistentes virtuais.
A Siri é uma assistente virtual de inteligência artificial desenvolvida pela Apple para dispositivos iOS, como iPhones, iPads e Macs. Ela pode realizar diversas tarefas, como fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens, programar lembretes, pesquisar na internet, controlar dispositivos domésticos inteligentes e muito mais.
Apesar de ter sido a soberana por muitos anos, a Inteligência Artificial da Apple não apresentou grandes novidades para seus usuários, e até mesmo os funcionários da empresa têm ficado descontentes com as funcionalidades já ultrapassadas.
De acordo com um relatório publicado pelo The Information, as próprias equipes que trabalham no desenvolvimento da Siri não acreditam mais em um futuro para a IA, por “disfunção organizacional e falta de ambição”.
A equipe liderada por John Giannandrea teve desfalques de três engenheiros, os quais migraram para o concorrente Google.
Os engenheiros que atuavam nos grupos de pesquisas da Siri foram para o concorrente para desenvolverem modelos de linguagem, a tecnologia por trás do Bird, Inteligência Artificial da Google. Além disso, alguns relacionam a falta de melhorias da IA da Apple à chegada de Giannandrea.
O banco de dados da Siri tem recebido fortes críticas ao ser apontada como antiquada e por levar dias para fazer a atualização de recursos básicos. Para piorar a situação, os profissionais que trabalharam no headset Reality Pro ficaram descontentes com os resultados, levando-os a cogitarem “criar métodos alternativos”.
A Siri enfrenta concorrência direta de outros assistentes virtuais populares, como a Alexa, da Amazon, e o Bird, da Google. Esses assistentes virtuais são conhecidos por suas habilidades avançadas de reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e capacidade de interagir com dispositivos domésticos inteligentes.
Além disso, o ChatGPT, da Microsoft, Inteligência Artificial desenvolvida pelo OpenAI, tem sido o grande destaque do momento entre as tecnologias de IA. A ferramenta permite conversação em linguagem natural, na qual a tecnologia é capaz de responder sobre os mais diversos assuntos.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium