Conecte-se conosco

Curiosidades

Sob um novo teto: Tempo de contribuição necessário para obter a aposentadoria aumenta meio ano!

Reforma de Previdência institui novas regras para todos os brasileiros.

Publicado

em

Homem velho andando de ônibus

Poder desfrutar de uma aposentadoria plena é o sonho de todo brasileiro, mas, infelizmente, vemos que, ao longo dos anos, as exigências para isso estão ficando cada vez mais rigorosas. Então, existe uma situação que pode complicar um pouco a vida de quem irá dar entrada no pedido a partir de agora.

Algumas das novas normas aprovadas pela reforma da Previdência começaram a vigorar logo na virada do ano, e aqueles que desejam se aposentar precisam ficar atentos a elas. A regra geral exige que pessoas do sexo feminino parem de trabalhar com no mínimo 62 anos e mais 15 anos de contribuição para o INSS.

Seguidamente, cidadãos do sexo masculino precisam ter 65 anos completos e 20 de pagamentos. Entretanto, a partir deste momento, tal período contributivo aumentou em mais seis meses. Com isso, as mulheres precisam somar 58 anos e meio, com 30 de contribuição, e homens deverão ter 63 anos e meio, com 35 de pagamento.

Conhecendo outras mudanças na aposentadoria

O sistema de pontos, ou seja, a soma da idade com o tempo de pagamento previdenciário, também sofreu algumas modificações que precisam ser conhecidas. As mulheres precisam ter 91 pontos completos e os homens, 101 pontos.

Através do site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS” disponibilizado pela entidade, é possível realizar simulações e fazer comparativos para saber quanto tempo ainda irá demorar para que cada pessoa consiga obter a tão sonhada aposentadoria.

Para tal, basta inserir os dados pedidos na calculadora do órgão, que o sistema faz os cálculos necessários. Na plataforma também existe a possibilidade de incluir vínculos e alterar dados, lembrando que qualquer informação omitida pode modificar o resultado da conta final.

Entretanto, isto somente deve ser utilizado como base e não garante a ninguém o direito da aposentadoria. O ideal é poder contar com os serviços de um contador ou advogado especializado na área. Somente esses profissionais poderão dar a assistência necessária e indicar qual é a melhor forma de proceder em cada caso específico.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS