Conecte-se conosco

Cotidiano

Sol, nos engane! A verdadeira hora do pico de calor

Todo mundo acha que meio-dia é o horário mais quente do dia, não é mesmo? Mas isso não passa de um mito. Saiba qual é, de fato, o momento que o calor é, de fato, mais forte.

Publicado

em

Imagine a seguinte situação: você está vivendo uma grandiosa onda de calor, tão forte que é possível fritar um ovo na calçada e parece que as temperaturas estão em seu ápice. Parece improvável, não é mesmo? Mas, saiba que não é!

Se você já pegou um horário assim? Consegue se recordar qual era o horário que seu relógio marcava? Muitas pessoas acreditam que a hora mais quente do dia é meio-dia. Se a sua resposta for a mesma, pense novamente. Ou melhor, pense no sol.

Aqui está o VERDADEIRO horário mais quente do dia!

Então, se não é meio-dia, qual é a hora mais quente durante o dia, afinal? De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, as temperaturas máximas são geralmente registradas por volta das 14 horas. Portanto, esse é o momento em que o calor alcança o seu ápice.

Se você já sentiu que nesse período estava muito mais quente, há uma explicação plausível para isso. Esse fenômeno acontece porque, embora a luz do sol na superfície seja mais intensa ao meio-dia, uma vez que estamos mais próximos da estrela nesta hora, leva um tempo para que o calor se propague.

Caso você não saiba, os termômetros que registram as temperaturas oficiais estão colocados a cerca de 2 metros de altura. Isso permite uma medição mais precisa, sem interferências. Então, é assim que dá para descobrir o quanto de temperatura está naquele momento.

Entretanto, conforme explicado por Wanderson Luiz Silva, meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em uma entrevista ao O Globo, se os termômetros estivessem colocados a apenas um centímetro do solo, o meio-dia seria, de fato, a hora mais quente do dia. Então, você não estaria tão errado assim.

Inclusive, falando em calor: os próximos dias prometem temperaturas elevadas, independentemente de onde o termômetro esteja. Os órgãos oficiais de meteorologia já alertaram para o calor intenso desta semana. Isso se deve a um El Niño mais intenso do que em anos anteriores e ao agravamento do efeito estufa.

Portanto, é aconselhável beber muita água e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes. Além disso, redobre os cuidados ao praticar exercícios físicos e opte por uma alimentação mais leve e balanceada nos próximos dias.

E se você tem cachorro, ande com eles na rua até 10 horas da manhã e depois das 16 horas, que são os horários mais frescos do dia.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS