Saúde
Soprar velas do bolo: A verdade surpreendente que você precisa conhecer
Existem muitas pessoas que adoram celebrar o aniversário e se dedicam a preparar uma festa para reunir amigos e familiares. E, é claro, não pode faltar um delicioso bolo com velas para assoprar e fazer um pedido, pois faz parte da tradição das festas de aniversário. No entanto, saiba porquê não é uma boa ideia assoprar as velinhas de aniversário.
Por que assoprar as velas de aniversário pode não ser a melhor ideia?
Um grupo de cientistas de alimentos decidiu investigar o que ocorre quando as velas de um bolo de aniversário são apagadas, revelando uma descoberta surpreendente. O que muitos consideram uma tradição completamente inofensiva pode, na verdade, ter consequências repulsivas.
De acordo com um estudo realizado na Clemson University, nos Estados Unidos, especialistas em segurança alimentar do Laboratório de Tecnologias Emergentes do Centro de Pesquisa em Alimentos e Desenvolvimento (CIAD) revelaram que assoprar as velas de um bolo de aniversário pode aumentar em até 1.400 vezes a quantidade de bactérias presentes em sua superfície.
Quando uma pessoa assopra as velas de um bolo, ocorre a liberação de milhares de bactérias presentes no ar, que se depositam na superfície do bolo. Além disso, ocorre a dispersão de gotículas de saliva e bactérias presentes em toda a boca, o que acaba sendo um tanto quanto nojento.
“Para uma pessoa contrair uma doença é necessário que a bactéria entre no corpo e encontre um ambiente propício para seu crescimento e multiplicação. Isso pode depender de fatores como a resistência do sistema imunológico e a presença de feridas abertas, entre outros”, revela o artigo.
Além de ser uma prática que levanta preocupações quanto à higiene, assoprar as velas do bolo também pode resultar na inalação da fumaça das velinhas acesas, aumentando o risco de queimaduras e incêndios. Sendo assim, é melhor evitar e cantar apenas o “parabéns para você” junto com os convidados.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp