Economia
STJ anula inscrições na dívida ativa de segurados do INSS; veja os beneficiados
Pagamentos são referentes a revisões de aposentadoria e benefícios
Por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foram anuladas as inscrições na dívida ativa para segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que receberam pagamentos indevidos referentes a revisões ou benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.
Na prática, a Corte “limpou” o nome dos devedores e anulou as cobranças até 18 de janeiro de 2019. Os pagamentos são referentes a revisões de aposentadoria e benefícios. Segundo a instituição, havia falhas no direito de defesa para os devedores.
Entenda quem se beneficia com a decisão
A anulação terá impacto para aquelas pessoas com processo administrativo anterior a 22 de maio de 2017 ou 18 de janeiro de 2019 sobre os casos de recebimento a maior envolvendo outras pessoas ou terceiros que se beneficiaram e sabiam – ou pelo menos deveriam saber – da origem dos benefícios pagos indevidamente em razão de fraude, dolo ou coação.
O que é uma dívida ativa do INSS?
O Instituo Nacional do Seguro Social, ou INSS como é conhecido popularmente, é um dos serviços oferecidos pela Previdência Social e é uma espécie de caixa da mesma, um dos serviços mais solicitados do país.
A dívida ativa é o nome que se dá ao conjunto de débitos de pessoas físicas ou jurídicas junto à Fazenda Pública, nas esferas Municipais, Estaduais ou Federais. A pendência pode ser decorrente do não pagamento, em prazo legalmente fixado, de deveres juntos aos órgãos como Receita Federal, INSS, Prefeituras, entre outros. Para consultar se você possui alguma dívida, você pode consultar as informações no site do INSS – onde oferece diversos vários serviços online, dessa maneira você não irá mais precisar enfrentar grandes filas para ter acesso a esses serviços.
Se você deixou atrasar algum pagamento no INSS ou quer saber se tem alguma divida ativa no INSS você só precisa de algumas informações pessoais. Para esse serviço você irá precisar acessar a página da receita federal e procure pela lista de serviços online. Nessa lista escolha a opção divida ativa da união e depois escolha a opção consultar.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025