Empresas
STJ mantém decisão: Madero não precisa provar ‘melhor hambúrguer do mundo
STJ nega pedido do Burger King para prova pericial sobre “melhor hambúrguer do mundo” do Madero.
Nesta terça-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou um pedido do Burger King que exigia que o Madero comprovasse a afirmação de que possui “o melhor hambúrguer do mundo”, feita em suas campanhas publicitárias. A rede de fast food solicitou uma prova pericial para verificar a veracidade da declaração.
A batalha legal entre as empresas já dura anos. O Burger King obteve uma decisão favorável em primeira instância na Justiça de São Paulo, mas o Madero reverteu a sentença no Tribunal de Justiça (TJ-SP). O Burger King apelou para o STJ, porém, a decisão do TJ-SP foi mantida por unanimidade pela Terceira Turma do Tribunal, composta por cinco ministros.
Durante o julgamento, os demais ministros fizeram piadas sobre a situação e questionaram se o relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, decidiria qual é o “melhor hambúrguer”. O magistrado, no entanto, enfatizou que a questão principal é o direito da concorrência.
“A questão de fundo é a discussão do melhor hambúrguer do mundo. Mas a discussão aqui nesse processo é a respeito da inversão do ônus da prova. E é uma questão que mescla direito da concorrência e direito do consumidor, bastante interessante. Mas o ponto central é o direito da concorrência. Consequentemente, na mesma linha do acórdão recorrido, estou negando provimento ao recurso especial”, afirmou o relator, sendo seguido pelos demais integrantes.
O Burger King argumentou que o Madero não apresentou evidências de liderança de mercado em escala global. A rede de restaurantes, por sua vez, alegou que houve inversão do ônus da prova.

-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política11 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo5 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco