Agronegócio
StoneX prevê redução em exportação e consumo de soja no Brasil
Contudo, milho pode melhorar o cenário agrícola brasileiro
Dados apresentados pela consultoria StoneX apontam que a exportação de soja do Brasil está estimada em 80 milhões de toneladas. O volume representa um corte de 4 milhões de toneladas na comparação com a última projeção, realizada em janeiro A queda foi justificada devido à redução da produção nacional ocasionada pela seca. Se confirmado o volume, essa seria a menor exportação do Brasil, considerado o maior exportador e produtor global, desde 2019.
Em 2022, os embarques brasileiros também devem se apresentar abaixo do recorde de 86,1 milhões de toneladas de 2021. No início da semana, a StoneX revisou, pela segunda vez, a projeção de safra de soja, agora estimada em 126,5 milhões de toneladas, com uma queda de 5,6% na comparação com o último ciclo.
A consultoria também prevê queda na projeção de consumo de soja do país, de 49 milhões para 48,2 milhões de toneladas. Em 2021, este número chegou a 47,5 milhões. Os estoques finais em 2022 foram agora estimados em 2,2 milhões de toneladas, abaixo dos 3,26 milhões de 2021.
Contudo, apesar das baixas registradas, o milho pode melhorar o cenário agrícola brasileiro. Segundo a StoneX, há a possibilidade de uma safra recorde do cereal, que deve ser colhido, em sua maior parte, no inverno. A produção total está prevista em 116 milhões de toneladas, ante 86,63 milhões no ciclo anterior, quando as lavouras sofreram com estiagem a geadas.
Em nota, o analista de Inteligência de Mercado do grupo, João Pedro Lopes, informou que “o bom progresso do plantio observado até o momento aumenta a possibilidade de que grande parte da safra seja plantada dentro da janela ideal, amparando a manutenção das expectativas favoráveis para a safrinha”.
Mas para um melhor resultado, a consultoria lembra que as lavouras precisam se desenvolver antes do começo da estação seca no país. Caso contrário, o tempo adverso pode afetar o plantio, como aconteceu na primeira safra, quando a empresa fez um corte de 5,5% ante a projeção do mês anterior, para 25,3 milhões de toneladas de milho.
Com uma safra menor que a esperada, a exportação brasileira está agora estimada em 40 milhões de toneladas. A estimativa anterior era de 41 milhões de toneladas.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas20 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado