Conecte-se conosco

Saúde

Sua comida diária está segura? explore os alimentos potencialmente cancerígenos que consumimos

O câncer pode se desenvolver de várias formas, tanto de mutações genéticas quanto ao tipo de alimentação que consumimos ao longo da vida. Veja aqui a lista dos alimentos que estão associados ao desenvolvimento da doença.

Publicado

em

O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal de células no corpo. Essas células cancerosas podem se acumular e formar massas de tecido chamadas tumores.

Existem muitos tipos diferentes de câncer, dependendo do órgão ou tecido em que se desenvolvem.

As causas exatas do câncer podem variar, mas, geralmente, envolvem mutações genéticas que afetam o controle do crescimento celular e a capacidade das células de se dividirem e se replicarem normalmente.

Fatores de risco para o câncer incluem exposição a substâncias carcinogênicas, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta inadequada, histórico familiar da doença e fatores genéticos.

Existem alimentos e substâncias que foram associados a um aumento do risco de câncer, embora seja importante lembrar que a relação entre a dieta e o câncer seja complexa e ainda não esteja completamente esclarecida.

Mas, independentemente disso, é importante adotar uma abordagem equilibrada e informada sobre a alimentação. Então, se você preza mais pela sua saúde do que pelos prazeres do prato, fique de olho nestas dicas.

Alimentos e substâncias e sua relação com o câncer

A lista a seguir apresenta os grupos alimentares que você deve consumir com cautela e, de preferência, passar longe.

1. Alimentos processados

Alimentos processados, como salsichas, bacon e carnes curadas, foram associados a um maior risco de câncer colorretal. Isso pode ser devido à presença de conservantes e aditivos químicos.

2. Carnes vermelhas

O consumo excessivo de carne vermelha, especialmente carne processada, também foi associado ao câncer colorretal.

3. Gorduras saturadas

Dietas ricas em gorduras saturadas, encontradas em alimentos como carne vermelha, queijos gordurosos e alimentos fritos, podem estar ligadas ao câncer de mama e outros tipos de câncer.

4. Açúcar refinado

O consumo excessivo de açúcar refinado e alimentos açucarados pode contribuir para o ganho de peso e a obesidade, fatores de risco para vários tipos de câncer.

5. Álcool

O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de câncer, especialmente de boca, garganta, esôfago, fígado, cólon e mama.

6. Alimentos defumados e grelhados

Cozinhar alimentos a altas temperaturas, como grelhar e defumar, pode produzir substâncias químicas chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) e aminas heterocíclicas (AHCs), que foram associadas a alguns tipos de câncer.

7. Dietas pobres em frutas e vegetais

A falta de uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras pode aumentar o risco de câncer devido à falta de antioxidantes e nutrientes essenciais.

8. Aspartame

O aspartame, um adoçante artificial, foi estudado em relação ao câncer, mas a maioria das pesquisas não encontrou evidências conclusivas de que ele cause câncer em humanos.

É importante lembrar que a prevenção do câncer envolve uma variedade de fatores, incluindo genética, estilo de vida e ambiente. Logo, não é apenas um alimento ou substância que determina o risco.

Adotar uma dieta equilibrada, manter um peso saudável, evitar o tabagismo e limitar o consumo de álcool são passos importantes na redução do risco de câncer.

Sempre é aconselhável consultar um profissional de saúde ou nutricionista para orientação específica sobre sua dieta e estilo de vida.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS