Loterias
Sucesso na loteria: o homem que usou matemática para se tornar milionário
Matemático, conseguiu a proeza de vencer 14 vezes em diversos jogos ao redor do mundo.
Ficar milionário jogando na loteria é o sonho de muitas pessoas, mas um homem conseguiu realizar tal feito várias vezes utilizando apenas fórmulas matemáticas. Trata-se do matemático Stefan Mandel, que desenvolveu uma técnica elaborada para alcançar esse ambicioso objetivo.
O profissional era formado em Matemática e possuía doutorado em Economia. Assim, graças a essas graduações, adquiriu conhecimentos essenciais para conseguir ganhar 14 vezes em jogos de diversos países. Contudo, tanto sucesso fez com que sofresse com algumas acusações de fraude, entre outros problemas com a lei.
Uma tática simplesmente inusitada
No ano de 1970, o homem começou a pensar em uma metodologia para vencer na loteria sem muito esforço. Assim, ele utilizou suas habilidades para elaborar uma fórmula com o objetivo de quebrar o sistema. Após um trabalho minucioso, chegou a um “algoritmo de escolha de números”. Essa estratégia funciona da seguinte maneira:
- Os possíveis números do sorteio são divididos em grupos segundo as probabilidades deles serem selecionados.
- Após isto, ele gera uma certa quantidade de bilhetes para cada grupo para maximizar a probabilidade de vencer o prêmio máximo.
Mandel utilizou essa técnica pela primeira vez em 1987 na Austrália, onde conseguiu ganhar 27 milhões de dólares australianos em um jogo local. Porém, engana-se quem pensa que o matemático agiu sozinho, pois havia várias pessoas apoiando-o.
Para adquirir todas as cartelas necessárias, foi necessário obter o apoio de investidores externos, uma vez que eram precisas várias combinações distintas. Estima-se que o profissional tenha vencido um total de 14 vezes e em inúmeros países, como Nova Zelândia, Rússia, Estados Unidos, além da já citada Austrália.
Mas nem sempre a estratégia deu certo. No estado da Virgínia, nos EUA, o matemático e sua equipe compraram milhares de bilhetes e acabaram perdendo a unidade premiada com os algarismos corretos. Stefan também foi preso algumas vezes, acusado de fraude, mas jamais foi efetivamente condenado.
Por fim, o homem alegava apenas que estava usando suas habilidades matemáticas para calcular as probabilidades da loteria a seu favor. Em 2013, ele foi expulso do país por conta de violações nas leis de imigração e hoje reside em Vanuatu, uma pequena ilha situada no Oceano Pacífico.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia19 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?