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Tecnologia

Supersônico e… silencioso? Conheça a inovação aérea que está surpreendendo a todos.

Aeronave da Lockheed Martin atingiu um nível de evolução inédito. Com uso de softwares, designers conseguiram reduzir ruídos e choques sônicos.

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Aviões supersônicos podem até não ser os mais benquistos pela maioria, mas são, certamente, um exemplo claro de como o homem é capaz de criar tecnologias em nível avançado.

Em resumo, esse tipo de aeronave tende a ser deixado de lado, muitas vezes, em virtude das ondas de choque e dos ruídos que eles geram quando sobrevoam cidades.

Esse problema, no entanto, parece ter ficado para trás. Isso, porque a Lockheed Martin, fabricante dos Estados Unidos, criou o modelo X-59, que é considerado o jato supersônico mais silencioso do mundo.

Explosões sonoras

Geralmente, quando um avião percorre o céu numa velocidade que é superior a do som, as moléculas de ar comprimido que se chocam com o corpo da aeronave produzem ondas que se juntam e formam ruídos altíssimos.

Esse aspecto já foi alvo, inclusive, de proibições e elaboração de leis mundo afora. A situação começou a mudar um pouco quando a Nasa iniciou testes para reduzir os estrondos supersônicos e, agora, com o modelo desenvolvido pela Lockheed Martin.

Graças a programas de computação de alta velocidade e aprendizado de máquina, a fabricante conseguiu desenvolver um sistema que é capaz de prever a interação dos choques sônicos e identificar como eles se propagam para o solo. Esse controle é o que auxilia no bloqueio dos grandes ruídos.

‘Esquisitão’

O design do X-59 chama a atenção de imediato. Para se ter ideia, o nariz pontiagudo corresponde a quase metade do avião e as asas são bem pequenas, em relação ao todo. O segredo da diminuição do barulho, no entanto, está justamente nesse formato da aeronave.

Com uso de softwares especiais, os designers conseguiram chegar a um bom resultado final. Eles descobriram, por exemplo, que as partes pesadas e grandes do avião precisavam estar o mais longe possível uma da outra.

Outra questão descoberta por eles foi que qualquer estrutura que causasse bloqueios ou descontinuidade na forma do avião aumentaria os ruídos. Por isso, o X-59 não possui nenhum para-brisa, e a opção encontrada foi utilizar um sistema de visão externa, com câmeras.

O voo inaugural do jato estava previsto para dezembro deste ano, mas foi adiado para o início de 2024, em razão da necessidade de manutenção e revisão dos sistemas para garantir que tudo esteja em condições adequadas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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