Mercado de Trabalho
Surgiu uma proposta de emprego? Saiba como negociar o salário merecido
Foi chamada (o) para uma entrevista de emprego? Separamos aqui algumas dicas na hora de negociar um salário justo e merecido. Confira!
É comum ter expectativas altas sobre o salário e benefícios quando passamos por um processo seletivo, assim como é comum aceitarmos menos do que o merecido devido a empolgação de uma nova oportunidade.
Então trouxemos dicas para você alinhar sua expectativa a vaga oferecida e receber o que você merece.
Entenda a realidade do mercado
Você precisa pesquisar sobre a realidade da vaga que está prestes a ocupar. Fale com colegas que já ocupam o cargo e pesquise sobre o piso salarial antes de tomar uma decisão, avalie também a região em que a vaga se encontra, pois o salário costuma variar entre as regiões.
Seja claro e não aja por impulso
Tenha bons argumentos para apresentar e justificar o valor, e seja firme, porém educado.
Tenha bom senso
Você precisa apresentar um valor condizente a sua experiência e a realidade da empresa. Só apresente um valor muito maior se você estará levando uma inovação importante para o cargo ou se sua experiência esteja muito acima do mercado, caso contrário, se mantenha na média e encontre um valor condizente.
Avalie os benefícios
Muitas vezes as empresas pagam um salário menor, mas oferecem muitos benefícios, como planos de saúde para toda a família, creche e bons vales. Veja se este é o caso e apresente um valor levando em conta este aspecto.
Mostre seus diferenciais
Mostre a empresa suas experiências e realizações, bem como os resultados em empresas anteriores, para justificar o motivo de você merecer ganhar mais. Você precisa apresentar um diferencial se quiser receber mais do que a empresa está disposta a pagar.
Negocie sem impor
A negociação salarial deve ser construída por propostas e não por imposições. Argumente e mostre porque você merece um salário maior, mas não imponha sua vontade. Caso a empresa esteja relutante em aceitar a proposta ou a encontrar um meio termo que fique bom para as duas partes, o ideal é rejeitar a vaga.
Deixe a porta aberta
Se a negociação não der certo, agradeça a oportunidade e deixe a porta aberta para uma nova negociação futura. Pode ser que para aquele momento você não seja o que a empresa procura ou ela não possa pagar o valor requerido, mas no futuro pode ser que a realidade mude e a empresa lembre de você.
Gostou da notícia? Siga nos acompanhando para mais informações!

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças14 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Política12 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Finanças7 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações