Agronegócio
Surpreenda-se com Manjerona: Sabor e saúde em uma só folha
A manjerona, cientificamente conhecida como Origanum majorana, é uma erva aromática que pertence à família Lamiaceae, a mesma família das mentas e do orégano. Originária do Mediterrâneo, essa planta é apreciada por suas propriedades culinárias e medicinais há séculos.
Essa planta destaca-se não somente por sua relevância na gastronomia devido ao seu uso frequente, mas também por proporcionar benefícios à saúde graças às suas propriedades medicinais. Descubra agora suas finalidades e como você pode cultivá-la em seu quintal.
Foto: user22299816/Freepik
O que é a Manjerona e seus benefícios?
Com folhas de tamanho reduzido e formato oval, a manjerona geralmente atinge uma altura média de cerca de 50 cm ao crescer. Sua robusta haste exibe uma tonalidade verde-acinzentada, enquanto sua textura apresenta um toque aveludado. Agrupadas em cachos, suas flores possuem a coloração branca.
A manjerona revela uma ampla gama de propriedades benéficas, tais como ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica, expectorante, cicatrizante e digestiva. Sua utilidade abrange diversas finalidades, inclusive:
Na mitologia grega, acreditava-se que essa erva havia sido criada por Afrodite, a deusa do amor, como um símbolo de poderes curativos. Atualmente, a manjerona conquistou destaque tanto como tempero na culinária quanto por seu papel como planta medicinal, empregada no tratamento de variadas enfermidades.
Entre elas, diminuição do estresse e da ansiedade; combate a prisão de ventre; regulação do ciclo menstrual; ajuda na saúde cardiovascular e muito mais. Ou seja, ter a Manjerona próxima de você pode ser uma grande aposta na saúde e trazer inúmeros benefícios para você.
Como plantar Manjerona?
Lembrando que a manjerona é uma planta perene em climas mais quentes, mas pode se comportar como anual em climas mais frios. Se você está cultivando em um clima frio, considere trazer a planta para dentro durante o inverno ou propagar novas mudas a partir das plantas existentes.
Escolha um local ensolarado com solo bem drenado e ligeiramente alcalino. Plante sementes superficialmente ou mudas em buracos no solo. Mantenha o solo uniformemente úmido, evitando encharcamento.
Fertilize a cada 4-6 semanas e remova as flores para promover o crescimento das folhas. Proteja contra pragas e doenças. Colha as folhas quando a planta tiver cerca de 15 cm de altura, cortando-as na parte superior.
Em climas mais frios, considere proteger a planta no inverno ou propagar mudas novas. Com essas etapas, você poderá cultivar manjerona para uso culinário e medicinal.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira21 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia16 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?