Conecte-se conosco

Curiosidades

Surpresa em Santa Catarina: Aranha da espécie mais venenosa do mundo é capturada – Descubra os detalhes chocantes!

Veja a aranha mais venenosa do mundo que foi capturada em Santa Catarina, conheça seus mecanismos de ataque e outras aranhas perigosas.

Publicado

em

No último sábado (4), os bombeiros da cidade de Vitor Meireles, localizada a 270 quilômetros da capital de Santa Catarina, capturaram um exemplar da aranha mais venenosa do mundo. A espécie tem o veneno mais letal já encontrado entre os aracnídeos.

O Instituto Butantã confirmou que o animal é uma aranha-armadeira (Phoneutria sp), considerada a espécie mais perigosa existente. Ela foi encontrada dentro da casa de um morador local, que imediatamente ligou para o Corpo de Bombeiros para que ela fosse identificada e preparada para o resgate, caso necessário.

O tamanho incomum chamou a atenção do morador, já que ela tem 8 centímetros, o dobro do tamanho normal, segundo os profissionais que atenderam a residência.

Após analisar fotos e consultar biólogos, foi possível identificar a espécie específica de Phoneutria. A aranha-armadeira recolhida foi deixada na natureza pelos bombeiros, longe da área residencial da cidade.

Características da aranha-armadeira

O veneno do animal tem uma toxina neurotoxina que afeta o sistema nervoso e causa dor intensa. Em homens, pode causar priapismo, ereções involuntárias e até levar à impotência.

Essas aranhas têm de 1,7 a 4,8 centímetros de corpo e 13 a 15 de envergadura. Sua posição de defesa, com as patas dianteiras levantadas, lhe confere o nome de armadeira. Elas podem saltar até 40 cm de distância e são encontradas em bananeiras por toda a América do Sul.

Outro aracnídeo extremamente letal, a aranha-marrom da família Loxosceles, também pode encontrada na região catarinense onde o exemplar foi identificado.

Outras espécies letais de aranha

Confira outras 5 aranhas venenosas que são muito letais, de acordo com a Enciclopédia Britânica:

  1. Aranha-teia-de-funil (família Dipluridae);
  2. Viúva-negra (Latrodectus mactans);
  3. Aranha-rato (família Missulena);
  4. Aranha-de-costas-vermelhas (Latrodectus hasselti);
  5. Aranha-da-areia (Sicarius spp);

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS