Conecte-se conosco

Finanças

Suspensão do pagamento do INSS: entenda os motivos!

Entenda aqui alguns dos motivos que podem causar a suspensão do pagamento do seu benefício do INSS para evitar complicações futuras!

Publicado

em

Saque INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social é um dos órgãos mais importantes para nós, brasileiros. O INSS é responsável pelo pagamento de diversos auxílios, incluindo alguns que foram implementados durante a pandemia. Atualmente, o Instituto possui sob sua jurisdição cerca de 50 milhões de segurados, sendo 36 milhões de aposentados e pensionistas. Desse total, quase 24 milhões recebem o piso previdenciário no valor de apenas um salário mínimo (R$ 1.212).

Todavia, o restante recebe valores que podem chegar até R$ 7.087,22, que é o teto dos benefícios. No entanto, alguns casos específicos podem ocasionar a suspensão do seu pagamento do INSS. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo.

Infelizmente, é muito comum que beneficiários do INSS percam o direito ao pagamento. Somente em 2021, segundo os dados oficiais do Instituto, 5,2 milhões de pessoas tiveram seus pagamentos suspensos.

Logo, a melhor forma de você, segurado do INSS, não ter o seu pagamento bloqueado é compreendendo quais são as maiores causas no que se refere à interrupção de pagamentos pelo INSS. Nesse sentido, de modo geral, para que seu benefício não seja suspenso, é necessário que você se atente às circunstâncias que podem lhe causar complicações futuras:

  • Cometer alguma fraude;
  • Não atualizar as informações do Cadastro Único, no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Seguir exercendo atividade em alto nível de periculosidade ou insalubridade (em caso de aposentadoria especial;
  • Ausentar-se em um programa de reabilitação profissional;
  • Não ir na perícia médica agendada, e nem apresentar justificava;
  • Não sacar o benefício em até 60 dias após o pagamento.

Nesse sentido, para os que estão com o pagamento do seu benefício bloqueado, é importante que não se desesperem. Na majoritária parcela dos casos, é possível solicitar a reversão dessa situação. Dessa maneira, a solicitação pode ser efetuada de duas formas: por telefone ou pela internet.

Para entrar em contato com o INSS pelo telefone, basta ligar para o número 135. Já para efetuar o contato via internet, entre no site ou aplicativo Meu INSS. Nesse sentido, é importante deixar bem claro que a suspensão é apenas uma medida provisória que pode ser facilmente revertida.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS