Economia
Suspensão no INSS pode prejudicar aposentados e pensionistas
O Ministério da Economia, Trabalho e INSS ainda não se posicionou sobre o assunto. Bloqueio de recursos pode prejudicar aposentados e pensionistas.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou o governo federal que o recente bloqueio orçamentário deve paralisar suas atividades nesta quarta-feira (7).
Em carta a Ariosto Antunes Culau, Secretário do Orçamento Federal do Departamento dos Assuntos Econômicos, divulgada na imprensa, a Comissão referiu que “a escassez de recursos tem dificultado seriamente esta situação”.
Na próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, a mudança devido aos bloqueios entrará em vigor imediatamente. Isso afetará o atendimento à população e a prestação de serviços críticos do INSS.
Isso pode resultar em fechamento de agências, suspensão de fiscalizações, atrasos no pagamento do INSS e suspensão de contratos com terceiros.
Esta carta foi assinada pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, e será encaminhada à Secretaria de Orçamento na sexta-feira (2) sob o tema “Impacto dos Limites Orçamentários no Contexto do INSS”.
Atualmente, cerca de 18.000 pessoas trabalham no INSS. Entre os funcionários da entidade ouvidos pela CNN, o cenário foi descrito como “o fim do mundo”.
O INSS vinha pedindo ajustes orçamentários antes de avisar em dezembro que o pagamento das pensões seria difícil. Mas esses apelos não tiveram resultado.
Gastaldello chegou a dizer em sua carta que, apesar dos esforços do INSS e da colaboração do Ministério do Trabalho, o diretor do INSS “tinha apoiado o orçamento tanto quanto possível”.
Ainda, além do bloqueio, ele justificou a mudança de cenário com “informações de que as demandas adicionais do cenário restritivo da avaliação do primeiro balanço do 5º semestre não foram atendidas”.
O Ministério da Economia, Trabalho e INSS ainda não se posicionou sobre o assunto.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR