Conecte-se conosco

Economia

Suspensão no INSS pode prejudicar aposentados e pensionistas

O Ministério da Economia, Trabalho e INSS ainda não se posicionou sobre o assunto. Bloqueio de recursos pode prejudicar aposentados e pensionistas.

Publicado

em

'INSS suspendeu meu benefício': saiba quais medidas tomar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou o governo federal que o recente bloqueio orçamentário deve paralisar suas atividades nesta quarta-feira (7).

Em carta a Ariosto Antunes Culau, Secretário do Orçamento Federal do Departamento dos Assuntos Econômicos, divulgada na imprensa, a Comissão referiu que “a escassez de recursos tem dificultado seriamente esta situação”.

Na próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, a mudança devido aos bloqueios entrará em vigor imediatamente. Isso afetará o atendimento à população e a prestação de serviços críticos do INSS.

Isso pode resultar em fechamento de agências, suspensão de fiscalizações, atrasos no pagamento do INSS e suspensão de contratos com terceiros.

Esta carta foi assinada pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, e será encaminhada à Secretaria de Orçamento na sexta-feira (2) sob o tema “Impacto dos Limites Orçamentários no Contexto do INSS”.

Atualmente, cerca de 18.000 pessoas trabalham no INSS. Entre os funcionários da entidade ouvidos pela CNN, o cenário foi descrito como “o fim do mundo”.

O INSS vinha pedindo ajustes orçamentários antes de avisar em dezembro que o pagamento das pensões seria difícil. Mas esses apelos não tiveram resultado.

Gastaldello chegou a dizer em sua carta que, apesar dos esforços do INSS e da colaboração do Ministério do Trabalho, o diretor do INSS “tinha apoiado o orçamento tanto quanto possível”.

Ainda, além do bloqueio, ele justificou a mudança de cenário com “informações de que as demandas adicionais do cenário restritivo da avaliação do primeiro balanço do 5º semestre não foram atendidas”.

O Ministério da Economia, Trabalho e INSS ainda não se posicionou sobre o assunto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS