Conecte-se conosco

Economia

SUV cai no gosto do brasileiro e ultrapassa venda de compactos

Os utilitários-esportivos oferecem mais espaço, conforto e estilo. A diferença de preço, em contrapartida, tem diminuído cada dia mais.

Publicado

em

suv

Os SUVs, ou utilitários-esportivos, caíram no gosto popular do brasileiro. Presentes no país há alguns anos, ainda são considerados modelos mais atuais de veículos. O modelo é o atual campeão de vendas do mercado nacional, passando os tradicionais compactos.

Leia mais: Renault Kwid fica mais caro e versões podem chegar a R$ 60 mil

Só no primeiro semestre de 2021, foram vendidos quase 370 mil SUVs. O número representa 31,7% do total de carros comercializados no mesmo período. Os compactos (hatchs) abocanham cerca de 30,5% do total.

As vantagens do modelo utilitário-esportivo é a capacidade de suportar o trânsito brasileiro. São veículos mais altos e com mais versatilidade para enfrentar buracos e sistema viário complexo, por exemplo. Além disso, oferece mais conforto e espaço interno maior.

Embora sejam mais caros, o segmento de SUVs permanece em constante alta há quase 20 anos. Os brasileiros têm demonstrado preferência grande pelo modelo de carros mais robustos. Além de maiores, geralmente carrega uma pegada mais esportiva que parece agradar bastante.

Segundo estudo divulgado com exclusividade pelo Estadão, os SUVS devem crescer 12% nos quatro próximos anos. Isso quer dizer que o modelo deve chegar a dominar 46,3% do mercado em 2025.  Os dados são da consultoria KPMG com base na LMC Automotive.

As montadoras e revendedoras brasileiras devem investir pesado nesse nicho de carros. Os hatchs continuam na segunda posição brasileira, mas aos poucos vêm perdendo espaços para os grandalhões. 

Diferença de preço entre compactos e SUVs diminuiu

Especialistas apontam que parte do motivo está no custo-benefício. Com o alto valor dos automóveis, a distância de preço entre compactos e SUVs diminuiu significativamente.

Dessa forma, o consumidor acaba fazendo uma força a mais no orçamento. Assim, ele prefere pagar por conforto e espaço, já que a diferença já não soa mais tão vantajosa.

Fora isso, por se tornar um segmento popular, os SUVs se tornaram mais vantajosos na revenda. Sendo este um fator bastante importante para o consumidor brasileiro.

Somando tudo isso, novidades em utilitários-esportivos devem ser divulgadas em breve. O jeito, é aguardar e já ficar imaginando qual será o próximo SUV a ser lançado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS