Conecte-se conosco

Automobilística

SUVs e o apetite por combustível: Surpreenda-se com esses beberrões

Publicado

em

Os SUVs (Sport Utility Vehicles) são veículos que combinam características de utilitários, como espaço interno e capacidade de carga, com o desempenho e o conforto associados aos carros de passeio. Esses carros são muito populares entre os consumidores brasileiros, que buscam por automóveis versáteis, seguros e robustos.

No entanto, um ponto pode acabar afastando muita gente dessa modalidade de carro: o alto consumo de combustível. O consumo de um veículo depende de vários fatores, como o peso, a aerodinâmica, a potência, o tipo de combustível, a transmissão e o modo de condução.

Como os SUVs são veículos mais pesados, mais altos e mais potentes do que os carros comuns, eles tendem a gastar mais combustível para se locomover. Além disso, muitos carros desse tipo são equipados com tração nas quatro rodas, o que pode aumentar o atrito e a resistência ao movimento.

Também é importante ressaltar que o consumo excessivo de combustível acaba sendo um problema que vai além do bolso dos proprietários, atingindo também o meio ambiente. O combustível fóssil é uma fonte não renovável de energia, que emite gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e a mudança climática.

SUVs mais beberrões do mercado

Por todos os motivos listados acima, é importante ter conhecimento dos SUVs que mais consomem combustível no mercado nacional atual, para fazer uma escolha consciente na hora de comprar um veículo desse tipo. Confira agora os maiores beberrões do mercado.

Jeep Compass

Imagem: Reprodução / Jeep India

O principal nome da Jeep para o mercado de SUVs está longe de ser considerado um carro econômico, o que não impediu suas vendas neste ano de 2023, que vão muito bem, inclusive. Na cidade e abastecido com etanol, faz 7,1 km/L, enquanto na pista, com o mesmo combustível, faz 8,8 km/L na estrada.

Caso o proprietário escolha abastecer com gasolina, os índices dão uma melhorada, mas nada que se considere um marco da economia, fazendo 10,4 km/L na cidade e 12,1 km/L na pista.

Caoa Cherry Tiggo 5x

Imagem: Reprodução / Autoo

O modelo chinês é um dos principais carros da categoria na Brasil, com características muitos atraentes, mas, definitivamente, a economia não é um desses pontos, já que o modelo realiza 6,9 km/L na cidade e 8,1 km/L na estrada, quando abastecido com etanol.

Hyundai Creta

Imagem: Reprodução / Autoo

Mais um dos grandes nomes entre os SUVs nacionais que desaponta em relação ao consumo, o Creta, principalmente em sua geração antiga, faz apenas 7,1 km/L em trechos urbanos e 8,1 km/L nas viagens pelas estradas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS