Economia
Tarifa Social: O segredo revelado para economizar 65% na energia!
Aprenda o que é a TSEE, quem pode participar do programa, quais são os requisitos e como se inscrever para pagar menos na conta de luz.
Você conhece o programa do Governo Federal que oferece descontos na conta energia elétrica para famílias de baixa renda? É a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um benefício que pode garantir até 65% de economia no valor mensal do consumo de energia elétrica.
Para ter direito à Tarifa Social, no entanto, é preciso atender a um dos seguintes requisitos, conforme estabelecido pelo governo:
- Ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;
- Ser inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha na família portador de doença ou deficiência que necessite de aparelhos elétricos para tratamento terapêutico ou médico;
- Ser idoso com 65 anos ou mais, ou pessoa com deficiência, que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
O desconto funciona de maneira cumulativa sobre a tarifa residencial, a depender também do consumo mensal de energia elétrica, conforme segue abaixo:
- Consumo mensal de 0 a 30 kWh: desconto de 65%;
- Consumo mensal de 31 a 100 kWh: desconto de 40%;
- Consumo mensal de 101 a 220 kWh: desconto de 10%;
- Consumo mensal acima de 221 kWh: não há desconto.
Inclusive, famílias quilombolas e indígenas com inscrição no Cadastro Único têm direito a um desconto de 100% caso consumam até 50 kWh mensais.
Como receber os descontos
A partir de janeiro do último ano, a concessão da TSEE se tornou automática para as famílias que possuem direito, sem ser necessário solicitar à distribuidora de energia.
O Ministério da Cidadania ficou responsável pelo envio mensal das bases de dados das famílias elegíveis para as distribuidoras de energia elétrica.
Então, se você se enquadra nos critérios especificados para receber a Tarifa Social, se atente à sua conta de luz e aproveite esse programa que pode aliviar seu orçamento doméstico.
Para mais informações, basta acessar o site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conferir todos os detalhes sobre o programa.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?