Conecte-se conosco

Tecnologia

Tarifas dos EUA podem encarecer produtos eletrônicos em até 40%

Novas tarifas nos EUA podem elevar significativamente os preços de dispositivos eletrônicos a partir de janeiro de 2025.

Publicado

em

Projetos de Lei na Europa, Foto: Pexels.

O setor de tecnologia nos Estados Unidos pode enfrentar um aumento expressivo nos preços de produtos eletrônicos em função das novas tarifas estabelecidas pela gestão de Donald Trump. A medida tem implementação prevista para 20 de janeiro.

Essas tarifas podem impactar os preços de laptops, placas de vídeo, consoles e até smartphones. Empresas como Nvidia e AMD estão tomando medidas para minimizar os efeitos dos aumentos no bolso dos consumidores, estocando produtos antes da vigência das novas taxas.

No entanto, devido à dependência de fornecedores chineses, é esperado que os preços subam no médio e longo prazo.

Aumento nos preços de eletrônicos

Os dispositivos eletrônicos estão no centro das atenções após as novas tarifas impostas pelo governo Trump. A decisão prevê uma taxa geral de 10% a 20% para produtos importados e uma tarifa específica de 60% para importações vindas da China.

Segundo o governo norte-americano, a ideia busca incentivar a manufatura nos EUA, mas o possível resultado será o repasse de parte dos custos aos consumidores.

O que deve ficar mais caro

Laptops podem sofrer um aumento de 45% no preço, enquanto smartphones podem subir 25,8%. Consoles de jogos e monitores não ficam atrás, com aumentos de até 40% e 31,2%, respectivamente.

As placas de vídeo, já caras, estão no topo da lista dos produtos afetados. A Nvidia, por exemplo, pode ver um salto significativo no preço da sua possível RTX 5090, de US$ 1.799 para mais de US$ 2.500. Esse aumento reflete a carga das novas tarifas.

Estratégias de empresas e consumidores

Para mitigar os impactos, Nvidia e AMD intensificam a produção e o envio de GPUs. A dependência da fabricação de chips em empresas como TSMC e Samsung, além de etapas cruciais realizadas na China, limita as alternativas disponíveis para essas gigantes do setor.

Para contrabalançar os efeitos das tarifas, a Nvidia prepara o lançamento da série RTX 5000 na CES 2025. Simultaneamente, a AMD planeja revelar a série Radeon 9000, tentando garantir produtos estocados antes do aumento dos preços.

As sanções e tarifas elevadas entre EUA e China impactam o custo de minerais essenciais, pressionando o mercado global. Desse modo, aqueles que pretendem adquirir novos dispositivos devem considerar antecipar as compras antes que os preços se tornem proibitivos.

A expectativa é que as tarifas causem um impacto significativo no mercado, obrigando os consumidores a reconsiderarem suas prioridades de compra.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS