Economia
Táticas comprovadas para viralizar no TikTok e potencializar suas estratégias de marketing
Seguindo essas dicas, você pode não apenas viralizar, mas também transformar visualizações em vendas reais no TikTok.
Você já pensou em usar o TikTok para alavancar seu negócio? A plataforma, famosa por danças e humor, vai muito além e tem se tornado um canal estratégico para marketing.
No TikTok, a hashtag #empreendedorismo já foi usada impressionantes 9,9 bilhões de vezes. Empreendedores estão conseguindo milhões de visualizações e, com isso, aumentando suas vendas expressivamente.
5 estratégias para crescer no TikTok
Especialistas como João Finamor (consultor de marketing digital e professor da ESPM), Marília Freitas (consultora de marketing do Sebrae-SP) e Silvia Belluzzo (diretora de marketing para pequenas e médias empresas do TikTok) compartilharam dicas valiosas para você se destacar no TikTok. Vamos a elas!
1. Construa sua comunidade
Silvia Belluzzo, do TikTok, enfatiza a importância de criar uma comunidade engajada. “Mil pessoas curtindo o conteúdo é bastante gente. E, quando é relevante para o público, é mais importante do que chegar a milhões”, ela destaca.
Compreender o seu público e encontrar a identidade da sua marca é crucial. Se o seu público-alvo é mais jovem, dançar pode funcionar, mas se não for, talvez não seja a melhor estratégia.
Belluzzo aconselha a experimentar diferentes tipos de vídeos, seja mostrando produtos, contando histórias ou destacando benefícios.
2. Entenda o formato e fique de olho nas tendências
“Precisamos entender que vamos ganhar a atenção do usuário nos primeiros segundos”, diz Finamor.
Aposte em desafios, hashtags e áudios populares, mas sempre adaptando ao seu negócio. “Não pegue carona numa tendência por pegar, é preciso entender como eu traduzo isso para o que quero vender no final do dia”, aconselha Belluzzo.
3. Mantenha a constância nas publicações
A constância é fundamental para manter o engajamento. Após um vídeo viralizar, continue produzindo conteúdos semelhantes. Intercale posts virais com informativos para gerenciar o volume de pedidos. Outra dica para postar diariamente é reciclar vídeos que não performaram bem inicialmente.
4. Interaja com os usuários
A interação com o público é chave. Responder comentários e criar conteúdos baseados nos feedbacks ajuda a manter e até aumentar o engajamento. Belluzzo sugere usar os comentários dos usuários como argumentos de venda.
5. Converta seguidores em clientes
“É importante incluir a ‘chamada para ação’, que é falar para o usuário o que ele vai fazer depois de consumir aquele conteúdo: ‘visite nosso site’, ‘siga a nossa conta’”, pontua a consultora do Sebrae.
Ofereça descontos para incentivar a conversão de seguidores em clientes. Uma boa dica é usar cupons de desconto no TikTok para rastrear as vendas originadas da plataforma.
Além disso, foque em vídeos que mostrem detalhes do seu produto ou serviço para aumentar as chances de conversão.
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