Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Taxa de Desemprego tem um recuo no Brasil

Depois de muito tempo com a taxa de desemprego nas alturas, o Brasil conseguiu recuar um pouco nesse setor. Entenda!

Publicado

em

Justa Causa

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad Contínua, divulgados no dia 31 de março de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que a taxa referente ao desemprego no Brasil teve um recuo de 11,2% no trimestre que encerrou-se em fevereiro deste ano.

Veja também: Foi demitido? Veja se é possível ter MEI enquanto recebe o seguro-desemprego

De acordo com a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, essa retração é um reflexo da tendência de quedas observada nos últimos trimestres.

Não obstante, é importante salientar que de acordo com os dados divulgados pela Pnad Contínua em 2021 demonstram que a taxa de desemprego era de aproximadamente 14,6% e no trimestre que encerrou no ano de 20222 a taxa referente a desocupação estava em torno de 11,2%.

Destarte, estima-se que a renda média do trabalhador chegou a R$2.511, o que efetivamente, em suma, representa certa estabilidade se considerarmos o trimestre anterior.

Além disso, é extremamente importante enfatizar que, segundo o IBGE, a Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país.

À vista disso, deve ressaltar, também, que o Brasil fechou o mês de fevereiro de 2022 com a criação de aproximadamente 3285.507 empregos formais, de acordo com o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Em concordância com o secretário executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, essa é a primeira vez que as demissões superaram 2 milhões de vagas, todavia, o cenário previsto é voltado para uma redução das contratações no restante do ano.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS