Conecte-se conosco

Empresas

Taxas atualizadas: Shein e Shopee, saiba como vão impactar seu bolso!

Após início de rumores sobre a decisão das taxas de compras online, o Ministério da Fazendo sofre pressão por parte dos brasileiros. Entenda.

Publicado

em

Com o avanço das tecnologias, empresas que disponibilizam compras online, como, por exemplo, a Shein e a Shopee, que tiveram um sucesso muito grande no Brasil. Principalmente, após o início da pandemia da COVID-19.

Primeiro porque é prático e fácil fazer as compras de forma online, uma vez que essas plataformas têm um estoque de diversos produtos.

Segundo porque os preços nessas plataformas são mais atrativos. Muitos produtos se encontram em promoção diariamente além de, uma compra em ambas as plataformas pode ter frete grátis.

Todavia, conforme a decisão do Ministério da Fazenda, esses pequenos preços podem estar com os dias contados. O que acontece é que podem querer taxar essas empresas.

A Taxa da Fiscalização permite custear o controle e vigilância, tendo como efeito a remuneração de serviços públicos. É uma taxa cobrada anualmente do início ao fim da operação da empresa. Por isso, é bem provável que os preços dos produtos possam aumentar.

Não serão só as plataformas Shein e a Shopee que serão taxadas, empresas como Aliexpress e Wish também estão na mira do Fernando Haddad, novo Ministro da Fazenda.

A Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPME) pressiona o Ministro para tomar logo essa decisão, pois conforme a legislação brasileira, essas empresas conseguem operar no Brasil sem o pagamento de tributos.

Segundo a FPME, essas empresas internacionais prejudicam empresas nacionais que não conseguiram competir com as plataformas asiáticas. Depois dessa decisão, Haddad passou a ser pressionado, principalmente por parte da população brasileira.

Como a maioria dos clientes vem da classe média e classe baixa, são os mais interessados em criticar tal decisão sobre a taxação. Porque poderia perder os preços baratos, visto que com as taxas, os preços iriam subir.

Alguns críticos alegam ainda que, muitas outras empresas, sejam elas brasileiras ou estrangeiras, se aproveitam de algumas brechas para não pagar tributos. Até grandes personalidades devem à Receita Federal, mas conseguem “driblar” essas leis.

Qual foi a decisão do Ministro da Fazenda?

Por ser visto como um possível sucessor de Lula (PT), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está conseguindo segurar a decisão até os finais.

Por um lado tem a população que não apoia a taxação, e por outro, grandes empresários e empresas querem que ele aprove a medida. Vale ficar atento em qual será a decisão do Ministro da Fazenda.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS