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Economia

Taxas extras no Uber, gorjetas e mais: quais são seus direitos como consumidor?

Entender seus direitos como consumidor ajuda a tornar suas experiências mais justas, seja pegando um Uber ou saindo para jantar.

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Você sabia que o Brasil é líder quando se trata do Código de Defesa do Consumidor? Apesar disso, ainda existem muitas pessoas por aí com dúvidas sobre o que pode ou não pode no nosso dia a dia. Por isso, vamos esclarecer algumas delas!

Ar-condicionado no Uber: paga extra?

Vamos começar com uma dúvida comum no verão: motoristas de aplicativo cobrando a mais para ligar o ar-condicionado. No Rio, isso acabou de mudar. O governo disse não para essa taxa extra, e agora os carros devem rodar com o ar ligado. Os motoristas alegam que não são obrigados a ligar o ar, mas os consumidores têm direito a essa comodidade.

Perdeu a comanda no bar? E agora?

Sabe quando você está em um bar e perde a comanda? Muitos lugares cobram um valor alto por isso, mas, segundo o Idec, a responsabilidade de cuidar das comandas é do estabelecimento, não sua. Se acontecer, o bar deve cobrar apenas o que você se lembra que consumiu. Somente se ficar muito claro que houve descuido de sua parte é que pode resultar em uma multa, mas nada muito caro.

Gorjeta é obrigatória?

Agora, sobre as gorjetas em restaurantes. Aquela taxa de serviço que vem na conta é totalmente opcional. Mesmo que o restaurante sugira um valor, você decide quanto pagar, ou se vai pagar. A lei o apoia nessa escolha.

Usar o banheiro tem preço?

E sobre pagar para usar o banheiro? Se você está consumindo ou esperando na fila, o uso é grátis. Mas a situação fica meio desagradável se você não é cliente. O Idec acha que cobrar é errado, mas algumas leis permitem a cobrança para quem não está consumindo no local.

Taxa de desperdício em rodízio: justo ou não?

Por último, aquela taxa de desperdício nos rodízios. Segundo as regras, isso é considerado abuso. Afinal, você já pagou para comer à vontade, então cobrar a mais por não comer tudo parece injusto.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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