Conecte-se conosco

Cotidiano

Técnica de Churrasqueiro: O Corte Ideal para Garantir Carne Macia

Renomado especialista ensina método para obter um alimento mais macio e fácil de mastigar

Publicado

em

O churrasco é uma iguaria famosa em todo o país, e cada região brasileira possui suas particularidades na hora de preparar a carne assada. Um dos estados mais famosos neste quesito é o Rio Grande do Sul, onde tal prática culinária faz parte das tradições do povo da região.

Agora, você sabe qual é o sentido de cortar o bife para que ele fique macio? Muitas pessoas desconhecem as razões para tal, e hoje nós vamos explicar tudo o que você precisa saber. Portanto, continue acompanhando o texto para saber mais!

Os segredos por trás do corte

A maneira como a carne é cortada influencia na facilidade de saboreá-la. Não é à toa que existem diversas maneiras de fazer isso, e cada uma se enquadra em um tipo diferente de produto. De acordo com Carlos Cunha, um conhecido churrasqueiro, um bom corte deve ser feito contra a fibra do alimento, pois isso tornaria a mastigação mais fácil.

Conforme explica o profissional, ao proceder dessa forma, é possível reduzir o comprimento das fibras em cada peça, conferindo uma textura mais tenra e suculenta ao referido item. Logo, essa técnica se torna ainda melhor em cortes fibrosos, como, por exemplo, o contrafilé.

Assim, existem também aqueles que afirmam que cortar a favor das fibras pode ser igualmente eficaz. Tal afirmação pode ser verdadeira, mas apenas para variedades como o filé mignon. Portanto, conhecer a carne que você está preparando é essencial para prepará-la da melhor maneira possível.

Como já foi salientado anteriormente, existem diversos tipos de bifes e cada um possui suas próprias particularidades e segredos. Caso você não possa contar com a consultoria de um churrasqueiro, o próprio açougueiro responsável pela venda pode orientá-lo sobre as melhores formas de manejo e preparo do produto vendido por ele.

Por fim, existe inclusive um diagrama do boi, que geralmente é representado por um desenho ilustrando o animal com várias linhas serrilhadas em suas partes do corpo. Cada um desses locais trata-se de uma categoria de corte, e o modelo serve como um guia para os profissionais responsáveis pelo abate.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS