Conecte-se conosco

Tecnologia

Tem como ser espionado por câmera escondida no Airbnb?

A prática não está dentro da legalidade e pode deixar qualquer um surpreso. Agora, tem como descobrir se você está sendo espionado.

Publicado

em

Dentro da normalidade, ninguém consegue imaginar que um anfitrião do Airbnb tenha colocado câmeras no local para supervisionar os locadores. É claro, as câmeras são permitidas quando o intuito é a segurança do local, para proteger as pessoas que estão lá dentro, e são permitidas câmeras em áreas externas e nas áreas comuns.

O problema aparece quando as câmeras estão instaladas em banheiros, dormitórios ou qualquer outro lugar que invada a privacidade do locatário.

Em 2018, tornou-se obrigatório que os anfitriões que alugam pela plataforma comuniquem aos locadores em quais locais as câmeras estão instaladas. Para estar protegido de casos que excedam a normalidade, aqui estão dicas de como lidar com essas câmeras nos imóveis alugados pela internet.

Localizando câmeras escondidas em quartos alugados

Quando a câmera é maior, é mais fácil de localizar o lugar onde ela está instalada. No entanto, quando a pessoa está com más intenções, as câmeras são menores e ficam bem escondidas, como atrás de imóveis ou supostas decorações.

Uma das maneiras mais práticas de estar atento às câmeras escondidas é procurando o reflexo da lente na câmera. Para detectar as câmeras que possuem luzes infravermelhas, apague as luzes e deixe o lugar com a menor iluminação possível, fechando as cortinas também.

Depois, utilize a lanterna do próprio celular e aponte para lugares específicos em que possam estar escondidas. Se houver a presença de câmeras escondidas, o ponto da luz vermelha pode começar a fazer movimentos de pulsação. Além da luz do celular, a pessoa pode utilizar um detector de radiofrequência, que permite localizar câmeras escondidas.

E se a câmera for encontrada, o que fazer?

Se for detectada uma câmera que está posta irregularmente, invadindo a sua privacidade, entre em contato diretamente com a polícia. Aponte as provas de que há uma câmera invadindo a sua privacidade sem que você tenha permitido.

Depois, esteja atento ao documentar o ato com fotos e vídeos para comprovar que há uma irregularidade no ambiente alugado.

Caso o lugar esteja sendo compartilhado, chame outras pessoas para que possam verificar e testemunhar o ocorrido. Há, também, a possibilidade de entrar em contato diretamente com a Airbnb quando estiver com o boletim de ocorrência realizado. É importante que haja denúncias para que a prática seja extinta.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS