Conecte-se conosco

Cotidiano

Tempo seco dá trégua e chuvas chegam com tudo NESTAS regiões

De acordo com a previsão do tempo, o Brasil se dividirá entre chuvas e tempo seco ao longo desta semana. Saiba o que esperar na sua região!

Publicado

em

Se você é morador da região Norte brasileira, é melhor não esquecer o guarda-chuva ao sair de casa. De acordo com a previsão do tempo, grandes acumulados estão previstos para o extremo Norte do país nos próximos dias. Por outro lado, a região Central do país e o interior do Nordeste continuam sofrendo com o tempo seco ao longo da semana.

Dessa forma, o Instituto Nacional de Meteorologia indica chuvas maiores que 50mm na região Norte, principalmente entre o noroeste do Amazonas e o sul de Roraima. As chuvas acontecerão devido ao calor e à alta umidade nos locais. Nas demais áreas da região, o tempo seco e a falta de chuvas permanece.

No Nordeste, a nebulosidade e as chuvas rápidas devem permanecer na faixa litorânea, devido ao transporte de umidade vindo do oceano. Já nas demais áreas, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de tempo quente e seco. Assim, essas condições serão registradas principalmente no litoral baiano.

E o restante do país?

Na região Centro-Oeste e no Sudeste, uma massa de ar seco permanece atuando, fazendo com que toda a área fique estável e sem chuvas. No entanto, a região volta a contar com clima instável a partir do dia 18 de agosto. No Rio de Janeiro, as chuvas devem ser menores do que 50 mm. Em contrapartida, o Centro-Oeste e o norte de Minas Gerais apresentarão uma umidade do ar abaixo do recomendado.

Por fim, o tempo seco deve predominar na região Sul durante a semana. Contudo, os especialistas alertam para possíveis chuvas acima de 30 mm no centro-sul do Rio Grande do Sul. A mesma condição é esperada também para o sul de Santa Catarina.

Assim, essas chuvas serão causadas mediante a atuação de uma frente fria, seguida por áreas de instabilidade. Em alguns locais do Paraná, os volumes de chuva podem atingir os 50 mm. Contudo, na faixa leste da região, os acumulados serão de baixo volume.

Publicidade

MAIS ACESSADAS