Conecte-se conosco

Artigos

Teremos folga durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo?

Todo mundo deseja assistir aos jogos da seleção brasileira de casa, junto com amigos e familiares. Mas será possível fazer isso?

O que é o auxilio Brasil?

Todos temos uma lembrança da infância ou juventude, quando nos jogos da Copa do Mundo saíamos mais cedo da escola e reuníamos a família para assistir aos jogos do Brasil. Pois é, todo ano que tem Copa ficamos na expectativa para repetir esses momentos.

Mas afinal, nos dias dos jogos do Brasil as empresas, escolas e faculdades concederão folga? Bem, a maioria dos jogos iniciais da seleção cairão em dias de semana, e para quem trabalha ou estuda fica impossível de acompanhar se não forem liberados de suas atividades.

Contudo, a resposta pode não agradar. A legislação trabalhista não garante a folga dos funcionários em dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. Essa liberação é opcional, variando de empresa para empresa.

Em alguns lugares, os empregadores estão planejando assistir os jogos na empresa, parando o expediente por algumas horas para acompanhar a seleção junto aos funcionários. Outras preferem dar uma folguinha e aproveitar para curtir com a família também. Porém, há empresas que não farão nada de especial nestes momentos.

Flavio Ordoque, que é advogado especialista em Direito do Trabalho, diz que a decisão parte do empregador. “Dia de jogo da Seleção na Copa do Mundo não é feriado. É uma questão da vontade da empresa de liberar ou não. Via de regra, recomendamos uma conversa entre patrão e empregados”.

Mas de acordo com ele e o advogado Marcus Vinicius Freitas, o melhor a se fazer é liberar o empregado e depois acertar as horas não trabalhadas. “Não liberar para assistir aos jogos, pelo menos da Seleção, pode gerar um desconforto com o trabalhador. E hoje há ferramentas para compensação de jornada que permitem se chegar a um meio-termo satisfatório. A empresa pode decidir seguir em frente normalmente, mas não nos parece o mais indicado”, comentou Freitas.

O ideal, segundo Ordoque, é que essa compensação seja feita no mesmo mês da dispensa, e que seja feito um acordo informal, de boca. Mas caso esse prazo aumente para compensação em até seis meses, pode-se precisar de um acordo escrito. Se passar desse tempo, o ideal é ter a presença do sindicato.

Confira abaixo os jogos confirmados do Brasil na Copa do Mundo:

  • 24/11 (quinta-feira): 16h – Brasil x Sérvia;
  • 28/11 (segunda-feira): 13h – Brasil x Suíça;
  • 02/12 (sexta-feira): 16h – Camarões x Brasil.

Caso a Seleção Brasileira passe para as próximas fases, teremos os seguintes jogos:

  • 05/12 (segunda-feira): 16h – Possível oitavas de final;
  • 06/12 (terça-feira): 16h – Possível oitavas de final;
  • 09/12 (sexta-feira): 12h – Possível quartas de final;
  • 10/12 (sábado): 12h – Possível quartas de final;
  • 13/12 (terça-feira): 16h – Possível semifinal;
  • 14/12 (quarta-feira): 16h – Possível semifinal;
  • 18/12 (domingo): 12h – Possível final.

A torcida de todo brasileiro é que a nossa seleção avance todas as fases e finalmente conquiste o hexa. E tendo folga ou não nos dias dos jogos, com certeza a torcida é garantida!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS