Conecte-se conosco

Automobilística

Teste psicotécnico: Quer saber como não reprovar?

Para ir bem nesse teste, não existe regras para decorar. Depende apenas de você, da sua capacidade e estabilidade emocional.

Publicado

em

O exame psicotécnico é obrigatório para aqueles que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas o Detran não é o único órgão que exige o teste, concursos públicos e empresas também podem solicitá-lo. Mas ainda assim, não é um teste muito comum.

Por outro lado, é comum que todo o processo para se obter a CNH deixe os candidatos apreensivos e ansiosos, e a reprovação no exame psicotécnico é uma das preocupações. Já que não é possível decorar respostas e estudar com mais profundidade o teste.

Esse teste não possui respostas erradas, ele apenas avalia o raciocínio, a tomada de decisões, o emocional e outras características necessárias para uma boa condução. Com ele, é possível prever um padrão de comportamento e de reação de um indivíduo ou grupo.

Para conseguir ir bem no exame, é necessário apenas uma coisa: cuidar do seu físico e mental para conseguir dar o seu melhor. Não existem regras para decorar. Depende apenas de você e da sua capacidade e estabilidade emocional.

Pedir estabilidade emocional num momento de testes no qual a pessoa não quer reprovar e está ansiosa parece até demais, mas aqui vão algumas dicas para você estar no seu melhor no dia do seu exame.

A função do exame psicotécnico é simples, comprovar que o motorista tem as habilidades necessárias para conduzir o veículo sem causar danos a ele e aos outros. É necessário ter reações rápidas, controle emocional e ser racional quando o assunto é estar no assento do condutor. As coisas no trânsito podem acontecer de maneira rápida, o que exige reações rápidas.

Mas não é preciso se assustar, não deixe que a ansiedade e o medo te dominem no momento do teste. O exame psicotécnico é feito para te deixar sob pressão, ele é feito para te deixar ansioso e causar situações que você não espera, assim como no trânsito. É dessa forma que eles testam como você vai reagir.

Como é o teste psicotécnico?

O teste utiliza desenhos, retas e traçados para testar sua habilidade motora. Então é comum que te entreguem uma folha em branco e peçam para que copie o traçado ou desenho exposto na lousa ou impresso numa folha. Esse tipo de atividade não avalia se você desenha pior ou melhor que os concorrentes, por isso não te ajudará em nada espiar a prova alheia. O que essa atividade avalia é a sua coordenação em situações de estresse.

Outro teste que envolve traçados é o teste palográfico. Ele se baseia em desenhar a maior quantidade de traços verticais em fileiras horizontais, sendo eles os mais parecidos possíveis, por um certo período de tempo. Essa atividade é utilizada para que os psicólogos saibam mais sobre a sua personalidade, inteligência, caráter e outros traços.

Também é feito um teste de raciocínio e memória. Durante essa atividade, para testar sua capacidade de concentração, o aplicador pode tentar começar a puxar assunto com você, outros participantes ou até mesmo com funcionários do local, tudo isso em voz alta. É necessário se manter concentrado.

Para testar seu raciocínio são utilizados figuras, imagens e números, em diferentes sequências, para que seu raciocínio seja testado ao limite.

Resultados possíveis

Existem três resultados que você pode receber ao finalizar seu exame psicotécnico, isso segundo o artigo 9º da Resolução nº 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). E esses resultados são:

  • Apto: quer dizer que você foi aprovado e está apto para continuar o processo para obter sua CNH
  • Inapto: você foi reprovado e não poderá continuar com o processo, por não apresentar os requisitos necessários para conduzir um veículo
  • Inapto Temporário: você não apresenta os requisitos necessários para conduzir um veículo nesse momento, mas você ainda pode se adequar a esses requisitos futuramente

Dicas para uma boa prova

Durma bem no dia anterior. Alimente-se nem de menos nem de mais antes da prova. Diminua o tempo que passa em frente às telas (celulares, computador, televisão) no dia da prova e atente-se às instruções dadas pelo aplicador, ouvindo-as com atenção.

Tente controlar seu emocional, mesmo que seja uma situação difícil, e se mantenha positivo. Exercite sua mente; caça-palavras e palavras cruzadas são ótimas opções, já que ajudam a acelerar seu raciocínio lógico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS