Política
Teve o voo cancelado ou atrasado por causa da greve? Saiba quais são os seus direitos
Saiba tudo sobre a greve dos aeroportos e descubra quais são os seus diretos diante de problemas com seu voo, de acordo com o Procon.
Na última segunda-feira (19), pilotos e comissários paralisaram suas atividades. O motivo da paralisação é a reivindicação do aumento salarial pela inflação, medida pelo INPC, com mais 5% de aumento real. O protesto aconteceu nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.
Desde o início da greve, cerca de 30 voos foram suspensos. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) assegurou que 90% do efetivo permaneceu executando suas funções nos aeroportos. Mesmo assim, inúmeros passageiros tiveram suas viagens afetadas, sendo necessária a remarcação dos voos.
Afinal, o que fazer caso o meu voo seja cancelado ou atrasado?
De acordo com o Procon-SP, é dever das companhias aéreas prestar toda assistência necessária. Confira quais são os seus direitos:
- Receber informações antecipadas quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas
- Prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino ou ser direcionado para outra companhia (sem custo)
- Receber de volta o valor pago ou hospedar-se em hotel por conta da companhia aérea. Mas, atenção! Se o cliente estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência
- Ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de danos materiais devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões
- Verificar e reparar junto ao jurídico as consequências que o atraso causou. Observar a existência de algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.)
Em todas essas situações devem ser garantidos, sem nenhum tipo de prejuízo, o acesso gratuito à alimentação e a utilização de meios de comunicação e transporte. Guarde os comprovantes de eventuais gastos que tiver em decorrência do atraso e/ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras.
Se você não conseguir resolver o problema de cancelamento ou atraso diretamente com a companhia aérea, procure o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
-
Tecnologia2 dias atrás
Os principais indicadores de que seu celular foi hackeado – esteja alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Como verificar de forma infalível se foi bloqueado no WhatsApp
-
Tecnologia2 dias atrás
Como cortar custos na conta de luz? use a máquina de lavar neste horário
-
Agronegócio2 dias atrás
Palmeira Canariense (Phoenix canariensis) de 6 toneladas da Virgínia Fonseca: veja o preço e os detalhes sobre a espécie
-
Tecnologia2 dias atrás
Fim dos bloqueadores de anúncios no YouTube? O que significa para os usuários
-
Agronegócio2 dias atrás
Cultive a beleza única das Margaridas (Leucanthemum vulgare) no jardim da sua casa com o passo a passo a seguir
-
Economia1 dia atrás
Servidores Federais: Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação
-
Empresas1 dia atrás
Petrobras: Presidente do Conselho é reeleito