Conecte-se conosco

Empresas

Texaco está de volta ao Brasil após 17 anos; veja onde já reestreou

Conhecida dos brasileiros nos anos 1990 e 2000, Texaco volta a operar no país com novos postos e planos de expansão.

Publicado

em

Nos anos 1990 e 2000, uma rede de postos de combustíveis se tornou presença certa nas estradas e centros urbanos. Com forte presença nacional, a empresa foi uma das favoritas dos motoristas antes de ser vendida e desaparecer do cenário brasileiro. Agora, após quase duas décadas, ela retoma seu espaço no mercado.

A Texaco operou no Brasil por mais de 90 anos e chegou a ter milhares de unidades em funcionamento. Em 2008, a marca foi adquirida pelo Grupo Ultra, dono da rede Ipiranga. No entanto, com uma nova parceria firmada em 2024, a Texaco voltou a operar de forma independente no país.

Texaco reestreia no Brasil com posto em Florianópolis

Você sabia que a Texaco reestreou no Brasil? (Foto: Reprodução)

Com sede nos Estados Unidos, a Texaco chegou ao Brasil ainda em 1915. Desde então, participou ativamente da expansão do setor de combustíveis no país. Em 2008, após sua venda, a marca deixou de atuar diretamente por aqui, mas manteve relevância em outros mercados.

O retorno da marca ao Brasil ocorreu em 2024, com a inauguração do primeiro posto Texaco em Florianópolis, Santa Catarina, a partir de um acordo de licenciamento firmado entre a Chevron Brands International LLC, uma subsidiária da Chevron Corporation, e a Ipiranga.

Desde então, a Ipiranga é a licenciada responsável pela comercialização e venda de combustíveis Texaco no Brasil. A expectativa é que outras unidades sejam inauguradas em breve.

Ainda sem datas exatas, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já são apontadas como próximas a receber novas unidades. A movimentação promete aquecer o mercado de combustíveis e gerar maior concorrência entre as grandes redes do setor.

Como economizar combustível no dia a dia?

Com a chegada de novos postos e a movimentação no setor, como a reestreia da Texaco, muitos consumidores voltam a pensar em formas de economizar no abastecimento. Afinal, mesmo com mais concorrência, os preços seguem elevados e exigem atenção redobrada na hora de usar o carro.

Evitar acelerações bruscas e freadas desnecessárias é uma das práticas mais eficazes para reduzir o consumo. Além disso, manter revisões em dia, como a troca de óleo e filtros, ajuda o motor a trabalhar com mais eficiência, o que impacta diretamente no gasto de combustível.

Por fim, planejar rotas com antecedência, calibrar os pneus regularmente e abastecer em horários mais frescos do dia são atitudes simples que fazem diferença. Comparar preços entre postos também continua sendo uma das melhores estratégias para economizar.

*Com informações de Diário do Litoral.

Estudante de jornalismo, no segundo semestre. Trabalhei como redator na Velvet durante três anos.

Publicidade

MAIS ACESSADAS